Quais são os tipos de aceite?

Quais são os tipos de aceite?

O aceite, espécies e modalidades
  • O aceitante se torna o principal responsável pelo pagamento.
  • Aceite Facultativo – a apresentação do título para aceite é uma mera opção do credor. ...
  • Aceite puro e simples – o aceitante formula uma concordância total com a ordem de pagamento formulada pelo sacador.
Mais itens...

O que é aceite qual seu efeito?

O aceite terá como efeito principal a vinculação do sacado como principal pagador da letra de câmbio, no entanto, considerando-se que este não está obrigado a se vincular contra sua vontade, poderá recusar o aceite, acarretando o vencimento antecipado do título, tornando-o automaticamente vencido e exigível dos co- ...

O que é aceite por comunicação?

Aceite por comunicação: resultante da retenção da duplicata pelo comprador devidamente autorizada pela instituição credora interveniente com a comunicação por escrito ao vendedor acerca do aceite do título. No aceite por comunicação surge a figura de um intermediário.

O que é aceite por honra?

É o ato pelo qual um pessoa (interveniente), indicada ou não, aceita ou paga um título de crédito em nome de outra. Esse ato também é conhecido com aceite por honra ou pagamento por honra.

O que é o aceite e quais os tipos de aceite da duplicata?

O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.

Quais são os tipos de protestos?

Os tipos de títulos e documentos de dívida que podem ser protestados (apontados) são:
  • letra de câmbio;
  • nota promissória;
  • duplicata;
  • cheque;
  • contrato de câmbio;
  • documento de dívida.

Quem é o aceite?

O aceitante é o devedor principal do título; caso haja recusa ao aceite, ocorre o vencimento antecipado do título, podendo o beneficiário cobrar diretamente do sacador.

O que é aceite ordinário?

Aceite ordinário: quando o comprador assina o título no local apropriado e o devolve ao vendedor. ... Aceite por comunicação: resultante da retenção da duplicata pelo comprador devidamente autorizada pela instituição credora interveniente com a comunicação por escrito ao vendedor acerca do aceite do título.

O que pode ser protestado?

O art. 1º da Lei 9.492/97 estabelece que possam ser protestados títulos e outros documentos de dívida. Os títulos de crédito são os títulos executivos extrajudiciais, tais como Cheques, Notas Promissórias, Duplicatas Mercantis e de Prestação de Serviço, Letras de Câmbio, Cédulas de Crédito Bancário.

Quais são os efeitos do protesto de títulos?

Assim, um dos efeitos do protesto são: constituir em mora o devedor e definir o termo inicial para a incidência de juros, taxas e atualizações monetárias a contar da data do registro do protesto. Dar publicidade à inadimplência.

Quais são os tipos de aceite na duplicata?

O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.

Quais tipos de títulos podem ser levados a protesto?

Você pode protestar qualquer título ou documento de dívida por falta de pagamento, tais como:
  • letras de câmbio;
  • notas promissórias;
  • duplicatas;
  • cheques;
  • contratos de locação;
  • confissões de dívida;
  • contratos de honorários;
  • contratos de compra e venda de bens imóveis ou móveis, inclusive veículos.

Quais os tipos de documentos que podem ser protestados?

1º da Lei 9.492/97 estabelece que possam ser protestados títulos e outros documentos de dívida. Os títulos de crédito são os títulos executivos extrajudiciais, tais como Cheques, Notas Promissórias, Duplicatas Mercantis e de Prestação de Serviço, Letras de Câmbio, Cédulas de Crédito Bancário.

Quem dá o aceite na letra de câmbio?

A letra de câmbio é título de aceite. O sacador ordena ao sacado que pague ao tomador. Ao fazê-lo, garante o aceite do sacado e o pagamento do título. ... O aceite é facultativo porque nada obriga o sacado a assumir a obrigação cambial, pelo aceite da ordem contida na letra.

O que preciso para protestar?

Para protestar uma dívida, o lojista deve se dirigir a um cartório especializado e apresentar o documento que comprove o débito em atraso. Dessa forma, ele estará ajudando a tornar a inadimplência pública, além de evitar que a dívida prescreva com o tempo.