O que são atributos físicos?

O que são atributos físicos?

Os atributos físicos avaliados foram: textura, resistência do solo a penetração, umidade do solo, macroporosidade, microporosidade, porosidade total, densidade do solo e de partícula e estabilidade dos agregados.

Quais as alterações provocadas pela matéria orgânica nos atributos químicos físico e microbiológico dos solos?

As principais alterações foram diminuições nos teores de MOS, fósforo, potássio, CTC e aumento na densidade do solo, quando comparado à vegetação natural.

Que indicadores deveriam ser usados para avaliar a saúde do solo?

Podemos destacar os seguintes indicadores: Quantidade de água disponível: representa a quantidade de água no solo, como tem sido a absorção da chuva, capacidade de armazenamento e quanto o solo pode fornecer para as plantações. Densidade do solo: os indicadores de densidade do solo mostram a sua compactação.

Quais são as características exigidas de um indicador?

Facilidade/Complexidade – quão complicado é o cálculo ou medição do mesmo? O esforço de medição é aceitável? Interpretação – é simples de entender o que o indicador mede e o que os seus resultados indicam? Fonte – temos os dados internamente ou necessitamos de recolher externamente?

Como saber a qualidade da terra?

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

O que podemos fazer com o solo?

Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.

Quais são os possíveis usos do solo urbano?

Atividade profissional e serviço pessoal, não incômodo ao uso residencial, tais como: escritórios de profissionais autônomos, prestação de serviços de datilografia, digitação, manicure e montagem de bijuterias, agências de serviços postais, jogos (bilhar, snooker, pebolim, jogos eletrônicos), consultórios, escritórios ...

O que é uso urbano?

Tratam-se o uso e ocupação do solo por mecanismos de planejamento urbano, podendo-se construir o conceito de que o uso do solo é o rebatimento da reprodução social no plano do espaço urbano e a ocupação do solo, por sua vez, é a maneira pela qual a edificação pode ocupar terreno urbano, em função dos índices ...

Quais foram as primeiras formas de utilização do solo pelo homem?

Pode,os dizer que as primeiras forma de utilização foi a agricultura, uma vez que o homem precisava sobreviver e foi descobrindo alguns meios para isso, dentre eles tirar as coisas da terra para poder se alimentar, assim foi aprendendo e começando uma especie de agricultura, que com o tempo só foi se aperfeiçoando.

Quais são as consequências do mau uso do solo?

As principais consequências desse processo são a improdutividade e infertilidade do solo e a provável perda da fauna local. O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o descarte incorreto de resíduos industriais, os lixões não fiscalizados e os desmatamentos são as principais causas da contaminação química.

Quais são as principais consequências da desertificação?

Os prejuízos ambientais causados pela desertificação são as erosões, que se tornam cada vez maiores e mais frequentes, a pobreza dos solos, que se tornam inférteis, a diminuição ou o desaparecimento das vegetações e dos animais, entre outros.

O que é desertificação quais as causas quais as consequências?

O processo de desertificação ocorre em regiões de baixa pluviosidade, envolvendo causas naturais e antrópicas. Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.

Como o processo de desertificação pode afetar a nossa vida?

Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.