O que acontece no interior do alto forno?

O que acontece no interior do alto forno?

No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.

Quais são os principais produtos do alto forno?

O monóxido de carbono é um gás redutor do minério de ferro e reage com o óxido de ferro para produzir ferro fundido e dióxido de carbono. Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

Qual a função do alto forno na indústria siderúrgica?

O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. ... O agente redutor utilizado na siderurgia é o coque, proveniente do carvão mineral.

Qual a função das Ventaneiras?

2 FUNÇÃO DAS VENTANEIRAS Posicionadas na parte superior do cadinho, tem a função de direcionar o ar quente que é soprado no forno para estimular a queima do carvão, de forma uniforme ao redor do forno.

Quais são as Matérias-primas utilizadas na produção do ferro?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:

  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.