Como calcular a área da secção meridiana de um cilindro?

Como calcular a área da secção meridiana de um cilindro?

Exemplo: Um cilindro circular equilátero tem a altura é igual ao diâmetro da base, isto é h=2r....Para calcular a área lateral, a área total e o volume, podemos usar as fórmulas, dadas por:

  1. A(lat)=4πr2.
  2. A(base)=πr2.
  3. A(tot)=A(lateral)+2A(base)=6πr2.
  4. V=A(base). h=πr2. 2r=2πr3.

Qual é o modo do cilindro?

O cilindro é constituído por dois círculos e todo o volume entre esses círculos. A planificação do cilindro tem exatamente a forma de um retângulo ou um paralelogramo, se o cilindro for oblíquo, e duas circunferências.

Qual é o nome do cilindro?

O chamado “cilindro equilátero” ou “cilindro de revolução” é caracterizado pela mesma medida do diâmetro da base e da geratriz (g=2r). Isso porque sua seção meridiana corresponde a um quadrado. Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, veja outras figuras que fazem parte da Geometria Espacial.

Qual objeto que lembra um cilindro?

Resposta. Cilindro----> extintor , tambor, **íca, vela lata de refrigerante, rolo de papel toalha,papel higiênico,etc... Cone ------->: chapéu de palhaço, funil, etc. Esfera ------> bolas , globo terrestre., bombom Sonho de Valsa.

Quantos são os sólidos Platonicos?

Para ser um sólido platônico, o poliedro precisa ser regular e convexo. Existem apenas cinco sólidos que satisfazem essa definição. São eles: o tetraedro, o cubo ou hexaedro, o octaedro, o icosaedro e o dodecaedro.