O que é frase interrogativa indireta?

O que é frase interrogativa indireta?

Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.

Como transformar uma frase interrogativa direta em uma frase interrogativa indireta?

Nas frases interrogativas diretas, usamos pronomes interrogativos no início e ponto de interrogação no final. Nas frases interrogativas indiretas, não começamos com pronomes interrogativos e não usamos ponto de interrogação.

Porque interrogativa indireta?

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

Como fazer pergunta indireta?

Nas perguntas indiretas e retóricas, usa-se 'por que'

  1. Por que (separado e sem acento) significa por qual motivo. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem. ...
  2. Questionamentos retóricos. ...
  3. DICA BÔNUS: Quando houver o encontro da preposição 'por' com o pronome relativo 'que' (relembre AQUI o que é pronome relativo), também haverá um caso de por que separado e sem acento.

Por que como pergunta indireta?

Por que (separado e sem acento) Usado no início ou no interior das frases quando se quer fazer perguntas diretas ou indiretas. Exemplos: Por que você não liga para ela? Ele quer saber por que você deixou de visitá-lo.

Como deve ser usado o porquê?

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Por que junto ou separado?

Não há nenhum exemplo na língua portuguesa em que o porquê não é separado nas interrogações; já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Tem vírgula depois de parabéns?

Se vier no início da frase, a vírgula vem logo depois: ... Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

Mais tópicos