Qual a diferença entre arrolamento sumário e inventário?

Qual a diferença entre arrolamento sumário e inventário?

Além da concentração de atos processuais, o arrolamento sumário é marcado pela supressão de algumas fases ou atos do inventário tradicional, como a lavratura de quaisquer termos e a avaliação dos bens inventariados, que somente terá lugar caso algum credor do espólio se insurja contra a estimativa feita pelos herdeiros ...

Qual é a diferença entre arrolamento e inventário?

O arrolamento é uma forma mais simples de inventário. Quando a totalidade dos bens for inferior a 1000 salários mínimos, é feito o arrolamento, por determinação legal (artigo 664 do CPC).

Quais são as espécies de inventário?

II – ESPÉCIES DE INVENTÁRIO Existem duas espécies, judicial e extrajudicial. Será judicial quando houver testamento ou interessado incapaz.

Quais são as formas de inventário?

O inventário pode ser realizado de duas formas: judicial ou extrajudicial. Para ambos os casos, os herdeiros precisarão escolher um inventariante, que nada mais é do que um ente familiar dentre os herdeiros que representará o grupo.

Quais os tipos de inventário judicial?

No caso de ser judicial, os procedimentos existentes são:

  • Arrolamento sumário, encontra disciplina no art. ...
  • Arrolamento comum, previsto no art. ...
  • c) Inventário tradicional, tem caráter residual porque é cabível quando nenhum acima for possível.

Quando é filho único precisa fazer inventário?

FILHO ÚNICO TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER INVENTÁRIO? Sim, mas o procedimento é chamado de Carta de Adjudicação. Somente desta forma os bens serão liberados e transferidos para o herdeiro.

Precisa fazer inventário de um único bem?

Embora o único bem seja um veículo, será necessário abertura de inventário na Vara da Família e Sucessões. Entretanto, havendo concordância dos herdeiros e sendo maiores e capazes, poderá ser feito inventário sob o rito de arrolamento. ... NÃO É POSSÍVEL SIMPLES pedido de ALVARÁ, SEM ABERTURA DE INVENTÁRIO.