Como solucionar um conflito envolvendo o conflito entre os direitos da personalidade?

Como solucionar um conflito envolvendo o conflito entre os direitos da personalidade?

Como forma de solucionar o conflito que surge entre a liberdade de expressão e os direitos de personalidade, temos a técnica da ponderação, que consiste em avaliar o peso deve ser dado à cada norma jurídica em cada caso concreto.

Quando um princípio colide com outro Qual o critério para solucionar este conflito?

Se a regra que colide com um princípio for baseada em outro principio, a colisão se resolve como colisão de princípios pela ponderação. ... Alexy ensina que todos os princípios a priori têm o mesmo valor e peso. Caso colidam, deve ser ponderado no caso concreto qual princípio deve prevalecer para fazer justiça.

Quais são os métodos adequados de solução de conflitos?

Os principais métodos adequados de solução de conflitos são: Negociação. Autocomposição. Conciliação.

O que objetiva como elemento final os métodos Autocompositivos?

Buscando-se análises individualizadas e aprofundadas para resolução dos conflitos, nascem os métodos autocompositivos para solução de conflitos, tais como a mediação e a conciliação, métodos nos quais as próprias partes envolvidas na lide decidem o que consideram justo, chegando, então, a um acordo.

Como tratar o advogado na mediação?

Ao mediador cabe, durante a sessão, identificar questões, interesses e sentimentos para conduzir da melhor maneira a comunicação e chegarem ao acordo. Compete ao advogado auxiliar o cliente na escolha do método de solução e prestar orientações técnicas e jurídicas durante a sessão.

Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?

Nesse sentido, estabelece‑se que a competência na mediação consiste na reunião do conhecimento da técnica autocompositiva – isto é, do saber – com a habilidade – isto é, o saber fazer – e a atitude – ou seja, o querer fazer.

O que justifica a autocomposição?

Diz-então que na autocomposição as partes em litígio, mesmo havendo a participação de um terceiro, que facilitará e auxiliará no processo de entendimento, a resolução final da disputa caberá as partes litigantes, em consonância com o princípio regente da autonomia da vontade.