Qual a forma de transmissão da hepatite A?

Qual a forma de transmissão da hepatite A?

A transmissão da hepatite A é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal (OMS, 2019).

Quais são as medidas de prevenção da hepatite A?

A prevenção mais efetiva para a hepatite A é a vacina anti-HAV, disponibilizada em toda a rede SUS para menores de cinco anos e grupos de vulnerabilidades acrescidas, como nas seguintes situações: Hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, inclusive portadores do vírus da hepatite C (HCV);

Quais são as formas de prevenção da hepatite A?

Por isso, para prevenir a hepatite A é importante ter atenção aos modos de transmissão, sendo recomendado: Tomar a vacina contra hepatite A, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde; Ter bons hábitos de higiene lavando bem as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro. Veja como lavar bem as mãos.

Quais as principais formas de prevenção para os cinco tipos de hepatite?

De modo geral, os cuidados necessários para a prevenção das hepatites incluem a adoção das seguintes medidas:

  • lavar as mãos após ir ao banheiro;
  • lavar as mãos antes de comer;
  • lavar os alimentos antes do consumo;
  • cozinhar bem os alimentos antes do consumo;
  • evitar comer frutos do mar que estejam mal cozidos ou crus;

Quais são as principais medidas preventivas da hepatite C?

Não utilize drogas injetáveis nem compartilhe objetos de higiene pessoal (escova de dente, lâminas de barbear), de manicure (alicates, lixas, espátulas) ou outros instrumentos que possam conter sangue.

Qual exame detecta a hepatite B?

A relação abaixo mostra os principais usos dos exames: Para detectar infecção aguda: HBsAg e anti-HBc IgM. Pode ser pesquisado também o HBeAg. Para diagnosticar Hepatite B crônica: HBsAg e carga viral do vírus da hepatite B (HBV).