O que é memória explícita e implícita?

O que é memória explícita e implícita?

Memória explícita - quando sabemos que uma determinada tarefa envolve memorização e fazemos esforços conscientes para memorizar imagens, palavras ou textos acionamos a memória explícita. Memória implícita - quando não temos consciência do processo de memorização usamos a memória implícita.

O que é a memória semântica?

Memória semântica, por vezes denominada memória genérica, refere-se à memória dos significados, compreensão e a todas as formas de conhecimento baseado em conceitos.

O que é memória declarativa episódica?

A memória episódica é a memória de eventos autobiográficos (tempo, lugar, emoções associadas, como, quem, o que, quando, onde e as fontes de conhecimento) que pode ser explicitamente declarado ou conjurado. É a coleção de experiências pessoais passadas que ocorreram em um determinado momento e local.

O que é memória declarativa Semântica?

A memória declarativa se subdivide em semântica e episódica. A memória semântica e responsável por consolidar o conhecimento do mundo a nossa volta, mas através de palavras. Enquanto a episódica refere-se a nossa experiência de vida, mas em um dado momento cronológico.

O que é memória coletiva exemplos?

As pessoas que nasceram num mesmo período de tempo geralmente possuem lembranças muito parecidas sobre o passado. É comum manter na memória as brincadeiras que faziam, as músicas que ouviam e os filmes que viam na juventude. Todas as gerações estão unidas por certas vivências que vão além do plano pessoal.

Como podemos definir a memória coletiva assinala a opção correta escolha uma?

Explicação: Memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas, tipicamente passadas de uma geração para a seguinte, ou ainda a memória compartilhada de um grupo, família, grupo religioso, étnico, classe social ou nação.

O que é a memória social?

A Memória Social seria a coletivização desse processo. O autor que deu origem a esse pensamento foi o sociólogo Maurice Halbwachs, ele afirmava que Memória Social é a essência do conhecimento coletivo e culturalmente conhecido por determinado grupo balizado por um determinado contexto.

Qual o papel da memória social?

memória serve à manutenção dos valores de um grupo, e uma abor- dagem em que a memória se torna um instrumento privilegiado de transformação social.

O que é a memória histórica?

Uma vez pontuada essa questão, é importante definirmos que a memória é uma reconstrução do passado feita de maneira parcial e limitada, levando em consideração o que um indivíduo ou um grupo entende como o passado. A memória é uma reconstrução do passado feita sem o processo crítico pelo qual a história é feita.

Como deve ser preservada a memória histórica?

A memória histórica poderá ser preservada sob diversos aspectos tendo em vista por exemplo a questão das fontes históricas. Nesse sentido, é importante notar que a história está relacionada a diversos fatores que ocorreram no passado como forma de entender o futuro.

Como preservar a memória histórica?

Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos.

O que aconteceria se perdêssemos a memória de tudo o que foi feito no passado?

Caso perdêssemos a memória de tudo o que foi feito no passado, teríamos uma amnesia de tudo o que foi construído, descoberto, seria um atraso para o desenvolvimento do ser humano, uma vez que tudo que foi criado não seria lembrado. Por isso é importante nos cuidarmos, para evitar que tais situações ocorra.

Como a memória ea história se relacionam?

Resposta. Elas relacionam se pois historia é alto do passado e memoria vem a recordar coisas do passado, ou seja, a memoria recorda o passado e a historia vem a contar ou seja recordar coisas do passado, contar coisas do passado.