Porque Moisés quebra a tábua dos Dez Mandamentos?

Porque Moisés quebra a tábua dos Dez Mandamentos?

Estas primeiras tábuas foram quebradas por Moisés, pela raiva que teve ao ver o povo de Deus adorando o bezerro de ouro, conforme Êxodo 32:19: “Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.”

Quem escreveu nas tábuas da lei pela segunda vez?

Na segunda, em Deuteronômio 5:5-21, Moisés, depois de ter com Deus no Monte Horebe, retransmite os mandamentos aos hebreus. De acordo com a narrativa bíblica, os mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra pelo dedo de Deus (Ex 31:18).

Onde Moisés recebeu a tábua da lei?

Aos pés do Monte Sinai, Moisés recebeu os Dez Mandamentos - inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei” -, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.

O que eram as tábuas do testemunho?

E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

O que acontece se abrir a Arca da Aliança?

Depois desse grande incêndio que teria destruído todo o templo e a cidade de Judá, a Arca da Aliança desapareceu completamente da narrativa Bíblica e não há mais menção dela a partir desse ponto, pois o próprio relato se torna vago quanto ao seu destino.