Quais são as lendas da região Norte?

Quais são as lendas da região Norte?

LITERATURA AMAZÔNICA: SEUS MITOS E SUAS LENDAS

  • 4.

    Quais são as lendas que você conhece?

    Os contos nos dizem que Iara era uma índia muito bonita, guerreira da tribo Tupi, e por ter um grande apreço de seu pai — que era o Pajé —, seus irmãos homens a invejavam....

    • Boto cor-de-rosa. Assim como Iara, o conto do boto também envolve águas e beleza. ...
    • Saci Pererê ...
    • Negrinho do Pastoreio. ...
    • Caipora. ...
    • Mula sem cabeça.

    O que é a lenda da Iara?

    A lenda da Iara ou lenda da mãe d'água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Ela narra a história de uma sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos, e os leva para as profundezas com a intenção de matá-los.

    Qual é a lenda do Curupira?

    O curupira é uma das lendas do folclore brasileiro. Fala de um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores. O curupira, um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta.

    O que faz o curupira com as árvores quando ameaça cair uma tempestade?

    Ele bate nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade. O Curupira não gosta dos homens que caçam e destroem as matas. Por isso, ele gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta.

    Qual é a lenda do boto Cor-de-rosa?

    Reza a lenda que o boto cor-de-rosa, animal inteligente e semelhante ao golfinho que vive nas águas amazônicas, se transforma num jovem belo e elegante nas noites de lua cheia. ... Dono de um estilo comunicativo, galã e conquistador, o boto escolhe a moça solteira mais bonita da festa e a leva para o fundo do rio.

    O que é filho de boto?

    A lenda do boto é uma lenda da Região Norte do Brasil, geralmente contada para justificar a gravidez de uma mulher solteira. ... Daí deriva o costume de dizer, quando uma mulher tem um filho de um pai desconhecido, que ele é "filho do boto".

    Quem era o boto no folclore?

    O Boto Rosa é um personagem do folclore do Brasil, que vive nas regiões do Amazonas, sendo um mamífero que costuma virar as canoas que viajam à noite, para capturar as moças.

    Porque o boto usa chapéu?

    De madrugada, depois de namorar bastante, volta a ser boto e desaparece nas águas do rio. Em geral, o rapaz usa um chapéu para esconder o orifício que os botos têm no alto da cabeça.

    Qual a diferença entre o boto e golfinho?

    Na classificação dos biólogos, não há nenhuma diferença, é só uma questão de nomenclatura regional. “O termo boto ganhou força no Brasil para nomear o pequeno cetáceo encontrado nos rios da Amazônia. A partir daí, passou a ser ensinado em escolas que boto era de água doce e golfinho, de água salgada.

    O que é peixe boto?

    Boto é uma palavra portuguesa para designar, de forma geral, golfinhos. ... Os botos de água doce, como o boto-cor-de-rosa, são considerados por alguns zoólogos como as espécies atuais mais primitivas de golfinhos. Embora algumas pessoas se refiram ao boto como peixe-boto, os botos não são peixes, mas mamíferos aquáticos.

    Onde vivem os botos?

    América do Sul

    Quais os tipos de boto?

    Duas espécies de botos habitam a bacia amazônica: o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) – aquele que “espalha filhos” pelo Brasil; e o boto-preto (Sotalia fluviatilis), ou tucuxi. As lendas em torno destes animais são muitas, mas elas podem ser tudo que resta sobre eles em alguns anos.