Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim, apresentando diferentes inteligências.

Quem criou a teoria das inteligências múltiplas?

Howard Gardner

Qual ano a teoria das inteligências múltiplas foi proposta?

1983

Como trabalhar as Inteligências Múltiplas na Educação Infantil?

Para captar essa inteligência, nossos professores buscam atividades que exercitem a empatia e reconhecimento entre as crianças, com práticas em pequenos grupos ou duplas. Também são úteis jogos de mímica ou recortes de pessoas em revistas, estimulando o olhar do aluno sobre o outro.

O que você pensa sobre o uso das múltiplas inteligências como estratégia de ensino em sala de aula?

As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.

O que a teoria das inteligências múltiplas pode nos ensinar?

A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim apresentando diferentes inteligências.

Quais os benefícios de utilizar as múltiplas inteligências com alunos da educação especial?

A importância das múltiplas inteligências para educação

  1. Individualização do ensino. Imaginar que os mais de trinta alunos da sala de aula possam aprender de uma única forma adotada pelo professor é um pensamento um tanto quanto equivocado. ...
  2. Pluralização do profissional.

Como a teoria das inteligências múltiplas pode auxiliar na inclusão?

A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método ...

Quais inteligências possivelmente seja desenvolvida em um professor?

Como principais resultados, a inteligência musical é a mais desenvolvida pelos acadêmicos, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Já a menos desenvolvida é a lógico-matemática. Em relação aos docentes, a inteligência mais presente é a linguística, seguida da interpessoal e da intrapessoal.

O que compreende as inteligências espacial corporal cinestésica e musical?

* Inteligência musical: é a capacidade voltada para a música. ... Localização: hemisfério direito. * Inteligência corporal cinestésica: capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos utilizando o corpo inteiro, ou partes do corpo.

O que é a habilidade espacial?

Em resumo, uma boa percepção espacial é a habilidade para se situar, se mover, se orientar, tomar múltiplas decisões, analisar situações e representações do que acontece ao nosso redor e o relacionamento que o corpo tem com isso. Exemplo: Você decide ir a uma nova lanchonete de um shopping.

Quais são as sete inteligências?

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

  • Inteligência Linguística. ...
  • Inteligência Lógica. ...
  • Inteligência Motora. ...
  • Inteligência Espacial. ...
  • Inteligência Musical. ...
  • Inteligência Interpessoal. ...
  • Inteligência Intrapessoal.

Qual a média de QI de uma pessoa?

Diversas classificações foram propostas ao longo dos anos, mas uma das mais aceitas atualmente estabelece que a inteligência média se encontra entre os 85 e os 114 pontos. Pessoas com QI acima de 130 são consideradas superdotadas e costumam se destacar, como é o caso das personalidades que citamos acima.

O que é inteligência acima da média?

Crianças com uma inteligência acima da média apresentam, desde muito pequenos, características como muita criatividade, curiosidade para assuntos variados e vontade de lidar com novos estímulos.

Mais tópicos