O que é uma floresta sazonal?

O que é uma floresta sazonal?

As florestas sazonais são compreendidas como as monções, que por sua vez são definidas como sendo florestas tropicais úmidas e florestas tropicais sazonais que estão localizadas na Ásia, África Ocidental e Oriental, do Norte da Austrália, e Oriental do Brasil.

Qual o tipo de vegetação da floresta tropical?

A flora da floresta tropical é rica e abundante, com folhas perenes e sempre verdes. A cobertura vegetal é densa e forma um verdadeiro tapete verde. Em alguns pontos é possível encontrar até 300 espécies arbóreas em 0,1 hectare de floresta. É comum encontrar lianas e plantas epífitas.

Quais as características de uma floresta tropical?

A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.

Quais as características do solo de uma floresta?

O solo das florestas é rico em matéria orgânica em processo de decomposição. Através da decomposição, o solo é enriquecido com matéria inorgânica, absorvida pelas raízes das plantas e utilizado para nutri-las.

Qual a importância do solo para a floresta?

O que garante a saúde do solo é a forma que o utilizamos. ... Em um local onde há presença de floresta, a produção, absorção e qualidade da água, estão garantidos. Além disso, com a cobertura vegetal o solo fica protegido, evitando processos como erosão e assoreamento de corpos hídricos.

Por que a floresta é importante para o solo?

As árvores de uma floresta protegem o solo do impacto direto da água das chuvas, evitando os problemas de erosão. ... A vegetação ainda protege o solo da ação direta dos raios solares e dos ventos. As raízes das árvores impedem também a compactação dos solos, uma vez que elas aumentam o seu espaço poroso.

Como a floresta protege o solo?

As florestas evitam o impacto direto da água da chuva sobre o solo. Na ausência da cobertura vegetal, as gotas de água que caem diretamente sobre o solo provocam a desagregação, transporte e deposição de um ou mais de seus horizontes, ou seja, o conhecido processo de erosão.

Qual a proteção que a vegetação oferece ao solo?

A vegetação se enraíza, retém água na superfície do solo e alimenta gradualmente o lençol freático, assim, possibilita que um rio tenha vazão regular ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem. ... E nos períodos de estiagem o corpo de água tende a enfraquecer e pode até secar.

Qual a importância da Amazônia Legal para os povos indígenas?

A floresta amazônica pode curar você Povos indígenas e outros grupos que vivem na floresta amazônica aperfeiçoaram o uso de compostos químicos encontrados em plantas e animais. O conhecimento sobre o uso dessas plantas geralmente fica nas mãos de um curandeiro, que por sua vez repassa a tradição para um aprendiz.

Qual é a importância dos povos indígenas?

Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar. Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul.

O que é a Amazônia Legal e qual é o seu objetivo?

Ela foi criada pelo governo brasileiro nos anos de 1950 como tentativa de desenvolver e integrar a região da bacia amazônica, por meio de incentivos ficais. A Amazônia Legal inclui os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte significativa do Maranhão.

Qual é o conceito de Amazônia Legal?

A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44ºW), perfazendo 5,0 milhões de km².