O que é consciência transcendental?

O que é consciência transcendental?

De um lado, o ser como ser "transcendente" (o mundo exterior que transcende a consciência, mundo para o qual nos encontramos naturalmente orientados e sobre o qual a epoché será exercida) e, de outro, o ser como um dado imanente, presença absoluta, in-existindo sob o modo de "coisa pensada", apreendida e constituída ...

Como fazer redução fenomenológica?

A redução fenomenológica requer a suspensão das atitudes, crenças, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experiência em foco, porque esta é a realidade para ela.

O que é uma pesquisa fenomenológica?

Amatuzzi (2009, p. 5) afirma que a pesquisa fenomenológica é uma forma de pesquisa qualitativa que “designa o estudo do vivido, ou da experiência imediata pré-reflexiva, visando descrever seu significado; ou qualquer estudo que tome o vivido como pista ou método.

Quando no cotidiano o todo é percebido sem clareza Estrutura-se um pensamento de senso comum que tende a representar os objetos como se eles estivessem desligados de suas condições históricas e sociais ao representar os objetos Desta forma este tipo de pensamento acaba por negar o movimento dialético?

Ao representar os objetos desta forma este tipo de pensamento acaba por negar o movimento dialético dos elementos, afastando-se do mundo real rumo a pseudoconcreticidade. Mesmo que a totalidade não seja percebida ela continua existindo e determinando as partes que a compõem.

Quais os perigos do senso comum para a ciência como um todo?

Os perigos do senso comum É o caso do estereótipo, ou seja, a visão simplista que se faz de outros seres sociais e acontecimentos, que pode gerar preconceito e exclusão. O senso comum auxilia nas tarefas cotidianas, como o ato de vestir-se, ao mesmo tempo que providencia uma visão de mundo pronta e simplificada.

Quais os princípios da dialética?

RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.