Como se classificam os órgãos públicos?

Como se classificam os órgãos públicos?

- órgãos autônomos: são órgãos que estão subordinados aos independentes, mas gozam de grande autonomia; - órgãos superiores: estão, hierarquicamente, abaixo dos autônomos e dos independentes, mas ainda tem poder de decisão; - órgãos subalternos: são meros órgãos de execução, sem poder de decisão.

Quais são os órgãos superiores?

Órgãos superiores São os que possui poder de direção, decisão e comando de assuntos de sua competência específica, mas sempre estão sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia mais alta. Não gozam de autonomia administrativa nem financeira.

O que são órgãos específicos singulares?

Órgãos singulares: São aqueles que decidem e atuam por meio de um único agente, o chefe. Possuem agentes auxiliares, mas sua característica de singularidade é desenvolvida pela função de um único agente, em geral o titular.

O que são órgãos subalternos?

Os órgãos subalternos estão subordinados hierarquicamente aos órgãos descritos anteriormente. Eles exercem funções de execução, entre os exemplos estão seções de: expediente, portaria, material, zeladoria, entre outras.

O que é Órgão específico?

ÓRGÃO ESPECIFICO. PRESENÇA. CONSTITUIÇÃO FEDERAL . 1- A instituição de taxa subordina-se à presença de alguns requisitos essenciais, dentre outros, expressamente previstos no texto constitucional : (1) exercício do poder de polícia; (2) prestação de serviço público específico e divisível.