Qual é o resultado dos movimentos que as placas?

Qual é o resultado dos movimentos que as placas?

Esses movimentos são lentos e contínuos e realizam-se no que chamamos de limites entre as placas, podendo ser de afastamento, de colisão ou laterais. O resultado são as transformações na crosta terrestre, como a formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas e abalos sísmicos como terremotos e tsunamis.

Em qual limite ocorre a formação de um oceano?

Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica. O principal exemplo deste limite é o Oceano Atlântico, com a Dorsal Meso-Atlântica.

Quais são as consequências do limite convergente?

Maremotos, terremotos, soerguimento de terras como ocorre nos Alpes. O movimento convergente baseia-se na ideia do encontro de duas placas tectônicas, esse encontro de placas faz com que a terra acima de mova e assim se formam os terremotos, esses terremotos como sabemos geram muitos problemas.

O que ocorre quando duas placas tectônicas colidem em limite convergente?

Neste tipo de limite ocorre a colisão entre duas porções de crusta continental. Como ambas placas possuem baixa densidade não existe propriamente subducção (ou é mínima), juntando-se as duas placas que se dobram e deformam, ocorrendo invariavelmente orogenia.

Por que o limite convergente também pode ser chamado de destrutivo?

Resposta. Explicação: a movimentação convergente (as placas vão uma direcionada à outra) tem como consequência o atrito das placas, o que pode ocasionar cordilheiras, planaltos, planícies e etc... uma placa tectônica nesse movimento pode até de certa forma soerguer-se sobre a outra.

Porque terremotos mais fracos às vezes podem ser mais destrutivos que outros mais fortes?

1)por que terremotos mais fracos as vezes podem ser mais destrutivos que outros mais fortes? Em decorrência do potencial que atinge variadas regiões além de aspectos inerentes à região que foi atingida. Por exemplo, solos mais frágeis tendem a sofrer maior processo de destruição.

Onde ocorre o limite convergente?

Limite convergente ocorre quando as placas movem-se uma contra a outra (colisão) e uma placa mergulha por baixo da outra. É um tipo de convergência que ocorre entre as placas dependendo do tipo de litosfera envolvida.

O que é limite construtivo?

- construtivos - quando correspondem a zonas onde ocorre formação de litosfera. O sentido do movimento de duas placas tectónicas faz com que as placas se afastem uma da outra, permitindo a subida do magma, a erupção da lava, e a sua posterior solidificação.

O que é um limite conservativo?

Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O movimento relativo das duas placas litosféricas faz com que estas deslizem uma em relação à outra. Os limites conservativos localizam-se em falhas transformantes.