Quem são os gnósticos?

Quem são os gnósticos?

Gnósticos foi o termo dado pelos Padres da Igreja a certos hereges que tiveram notável relevo entre os séculos II e IV. Colossos (Cl 1:9-23). E o apóstolo João referiu-se a eles em sua Primeira Carta: “E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus.

O que significa gnosticismo segundo a Bíblia?

O Gnosticismo (da palavra grega gnose: conhecimento) pregava que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que, por isso, a vida na Terra era apenas uma forma maléfica usada para aprisionar o espírito humano e que o bem só seria alcançável em um nível espiritual. ...

Qual a diferença entre monoteísmo e politeísmo?

Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.

O que acredita o panteísmo?

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.

O que é o teísmo aberto?

Teísmo aberto é a teologia que nega a onipresença, a onipotência e a onisciência de Deus. Seus defensores apresentam outra definição onde afirmam pretender uma reavaliação do conceito da onisciência de Deus, na qual se afirma que Deus não conhece o futuro completamente, e pode mudar de ideia conforme as circunstâncias.

Quais as religiões monoteístas do mundo?

As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.

Qual foi a forma religiosa que assumiu várias formas na história?

Já o cristianismo, cuja fé nasce no Ressuscitado, assumiu diversas formas religiosas ao longo de sua história, nutrindo a fé popular.