O que caracteriza o período clássico grego?

O que caracteriza o período clássico grego?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. ... Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália.

O que aconteceu durante o período clássico?

O período clássico é aquele que ocorreu entre os séculos VI e IV a.C., ou seja, inicia-se com a emergência da democracia ateniense e tem seu marco final na conquista da Grécia pelo Império Macedônio de Felipe II. ... Certamente as democracias modernas em muito se diferem da democracia ateniense.

Em que ano aconteceu o período clássico?

510 a.C. – 323 a.C.

Quais foram os principais acontecimentos do período clássico?

Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.

Quais as características predominantes do período clássico?

A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.

Quais foram os três períodos hegemônicos do período clássico grego?

Essa fase foi marcada pelas hegemonias e imperialismos no mundo grego, que acabaram em uma guerra fratricida entre os próprios gregos, concluindo com a sua decadência. A primeira potência hegemônica foi Atenas, seguida por Esparta e, finalmente, por Tebas.

Qual o evento que determina o início do período clássico?

A partir de 500 a.C., teve início o Período Clássico, caracterizado por ser a fase do desenvolvimento do sistema filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles; do teatro, com grandes dramaturgos, como Eurípedes, Sófocles e Aristófanes; das chamadas Guerras Médicas, ou Guerras Greco-Persas, travadas contra os persas; e ...

Qual foi o período de apogeu da civilização grega?

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.

Porque o período clássico é considerado especial para os gregos?

O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos.

O que ganhou mais visibilidade durante o período clássico na Grécia?

Resposta: A mais importante aliança militar desenvolvida nesse período foi a Liga de Delos, que garantiu a vitória dos gregos e consolidou o papel de liderança exercido pelos atenienses. ...

O que os gregos procuravam cultivar no período clássico?

No Período Clássico, os gregos procuraram cultivar a beleza e a virtude desenvolvendo as artes da música, pintura, arquitetura, escultura, etc. Com isso, acreditavam que os cidadãos seriam capazes de contribuir para o bem-comum. Estava lançada, assim, a democracia.

O que foi o século de ouro na Grécia antiga?

Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a.C. a 429 a.C.).

Por que a época de Péricles é considerada o século de ouro da Grécia antiga?

Porque a civilização grega viveu seu auge (maior prosperidade) sob a liderança de Atenas, que era o centro da economia e da cultura grega no séc. V (século de ouro ou de Péricles, que foi o maior líder ateniense).

O que caracterizou a época de ouro de Atenas?

Esta época foi marcada por investimento em obras públicas e formação de um exército bem preparado, principalmente, no tocante às estratégias militares.

O que foi o século de Péricles e qual foi sua importância?

O século de Péricles foi um período da história de Atenas no século V aC.. em que várias manifestações culturais atingiram seu apogeu e é nomeado assim em honor a Pericles, um estrategista, político e orador ateniense.

Qual era o pensamento de Péricles sobre a democracia?

O objetivo político de Péricles era fazer de Atenas uma democracia ideal, em que houvesse equilíbrio entre os interesses do Estado e dos cidadãos. Também pretendia que Atenas exercesse liderança sobre toda a Grécia. Seguindo esses objetivos, ele tentou realizar a união política da Grécia.

Quem foi Péricles na mitologia grega?

Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. O desenvolvimento econômico, político, intelectual e artístico que Atenas alcançou na época de Péricles, levou o período a ser conhecido como "O Século de Péricles". ... Péricles nasceu em Atenas, Grécia, no ano 490 a.

Quais formam os critérios definidos para ser cidadão após Péricles?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quem tinha direito de participar da democracia ateniense?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Qual era a condição para ser considerado cidadão em Esparta?

Era considerado cidadão em Esparta somente aquele pertencente a classe social dos esparciatas, os guerreiros da cidade e que desprezavam as atividades como a agricultura e o artesanato. ... Esse era o conceito de cidadania em Esparta.

Como se deu a formação da democracia em Atenas?

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Como se dava o exercício democrático em Atenas?

O conceito de democracia ateniense era direito e excludente; os poucos cidadãos (homens, maiores de idade, natos atenienses) participavam diretamente da tomadas de decisões. O conceito de cidadania no Brasil é indireto ou representativo e abrangente; todos somos cidadaos e elegemos representantes.

Como se deu o surgimento da democracia na Grécia?

A democracia ocidental tem origem em Atenas, na Grécia Clássica. Os gregos antigos criaram a ideia de cidadania, que se estendia àquele que é considerado cidadão e poderia, portanto, exercer o seu poder de participar da política da cidade.

Quais são as características da democracia ateniense?

Características da Democracia Ateniense:> o poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; > igualdade de direitos de todos os cidadãos; > Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os podessem exercer; > qualquer cidadão podia ...

Quais eram as principais características de democracia antiga?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quais eram as características de um cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Quando é no governo de quem a democracia ateniense atingiu seu apogeu?

O apogeu de Atenas e de sua democracia foi no século V a.C., chamado de Século de Ouro ou o Século de Péricles, em uma referência ao governante ateniense de maior prestígio. ... A democracia, uma invenção grega, já era definida no século V. a.C, como o poder que está nas mãos de todo o povo.

Como a democracia ateniense pode ajudar a aprimorar a nossa democracia?

Resposta. O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos, igualdade de direitos de todos os cidadãos. ... - O povo tendo direito e poder no governo com o governo apoiando sem intervenção de outros representantes.

Qual a sua opinião no contexto da democracia ateniense sobre a frase?

Qual a sua opiniao,no contexto da democracia ateniense,sobre a frase:"Mas aquele [Cidadão]que não se manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerarado um inútil? ericksantos251pabn28 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.

Em que aspectos da atual democracia brasileira os direitos políticos e a cidadania são diferentes da democracia na Atenas antiga?

Resposta. Explicação: A cidadania no Brasil é mais abrangente por exemplo mulher, pobre, adolescente de 16 anos pode votar. direito político hoje todos que votam são cidadãos, e se tiver 18 anos tem direito de se candidatar em Atenas só tinha direito político o homem que vai a guerra.

Mais tópicos