O que é Tumefação em patologia?

O que é Tumefação em patologia?

TUMEFAÇÃO TURVA TUMEFAÇÃO TURVA e DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA são sinonímias das lesões reversíveis que apresentam a mesma alteração, definindo-se: lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula, tornando-a tumefeita e aumentada de volume.

O que é um edema celular?

Sinonímia: "Hidropsia celular", Edema intracelular. Conceito: Acúmulo intracelular de água (hiperhidratação celular), conseqüência de desequilíbrios no controle do gradiente osmótico à nível de membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção e eliminação de água e eletrólitos intracelulares.

Como ocorre a degeneração Hidropica?

Degeneração Hidrópica (balonosa): É o acúmulo de água nas células, devido a alterações na bomba de sódio e potássio, retendo sódio na célula, e consequentemente, retendo água. Suas principais causas são hipóxia, hipertermia, intoxicação, infecção de caráter agudo, toxinas, hipopotassemia e distúrbios circulatórios.

O que são figuras de mielina?

A célula necrótica pode ter uma aparência vítrea mais homogênea do que as células normais, principalmente devido à perda dos grânulos de glicogênio. ... As células mortas podem, eventualmente, ser substituídas por grandes massas de fosfolipídios, chamadas de figuras de mielina.

Quais tipos de necrose?

Quais os tipos de necrose?

  • Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. ...
  • Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. ...
  • Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso.

Quais são os tipos de lesão celular?

TIPOS DE LESÃO

  • Adaptação celular.
  • Reversível.
  • Irreversível.
  • Alterações subcelulares.
  • Acúmulos intracelulares.
  • Calcificação patológica.

Quais são os principais mecanismos de lesão celular?

1) Privação de oxigênio (hipóxia ou anóxia) - asfixia, altitudes extremas 2) Isquemia - obstrução arterial. 3) Agentes físicos - trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico, radiação ionizante. 4) Agentes químicos - álcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas.

Quais os tipos de lesão celular irreversível?

Com a persistência do dano, a lesão torna-se irreversível e, com o tempo, a célula não pode se recuperar e morre. Existem dois tipos de morte celular, a necrose e a apoptose, que diferem em sua morfologia, mecanismos e funções na homeostase e na doença.

Quais são os tipos de adaptação celular?

Usualmente as células adaptam-se por diferentes alterações celulares, que repercutem nos tecidos e órgãos, a saber, hiperplasia, hipoplasia, hipertrofia, hipotrofia, atrofia, metaplasia e acúmulos intracelulares.

Quais as causas das adaptações celulares?

Causas possíveis: suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda de estimulação endócrina e envelhecimento. Os mecanismo de atrofia afetam o equilíbrio entre a síntese e a degradação de proteínas.

O que é uma adaptação celular?

ADAPTAÇÃO CELULAR – AULA Adaptação celular é a capacidade que a célula tem em se adaptar a alguns estímulos. Devido ao sol, substâncias químicas, frio e etc, as células tendem a sair desse equilíbrio para buscar uma adaptação.

O que é lesão e adaptação celular?

A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.

O que ocorre quando a célula excede o limite de resposta de adaptações?

Quando a o limite de resposta de adaptação é excedido ocorre a lesão celular, que pode ser tanto reversível quanto irreversível. Caso a lesão seja irreversível a morte celular é o resultado final.

O que é o processo de apoptose?

A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. ... Na apoptose, a célula morre em razão de um conjunto de mudanças coordenadas, portanto, é um processo ativo.

O que é apoptose e como ocorre?

Por definição, Apoptose ou Morte Celular Programada é um tipo de "autodestruição celular" que requer energia e síntese protéica para a sua execução. Está relacionado com a homeostase na regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose.

Quais são as características da apoptose?

Em geral, a morte celular em animais ocorre por apoptose, sendo um dentre vários mecanismos de controle celular. Após modificações morfológicas características – como condensação e encolhimento, colapso do citoesqueleto, dissolução do envelope nuclear e fragmentação da cromatina –, células morrem por apoptose.

Quais as etapas do processo de apoptose?

A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.

O que ocorre na primeira apoptose?

O termo apoptose foi utilizado pela primeira vez em 1972 pelos cientistas Kerr, Wyllie e Curie. Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas.

Quais são as funções da apoptose?

A apoptose é, de fato, responsável pelo desenvolvimento embrionário dos diversos seres vertebrados. Ela mantém o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.

Qual organela faz a apoptose?

As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo.

Quais alterações acontecem na célula para promover a apoptose?

Durante a apoptose ocorrem alterações características no núcleo celular graças à ativação de endonucleases que degradam o DNA. Como resultado, o núcleo torna-se picnótico e a cromatina se condensa nas porções adjacentes à membrana nuclear. Finalmente, o núcleo entra em colapso e se fragmenta.

Qual a diferença entre autólise e apoptose?

A autolise é um processo espontâneo e não comum, das células se autodestruirem. Já a apoptose é um processo programado geneticamente para a celular morrer.

Qual o papel das caspases no processo de apoptose?

A apoptose promove a ativação de vias bioquímicas dentro das células, denominada via das caspases, proteínas responsáveis pela clivagem de diversos substratos celulares, levando as células à morte.

Qual a função da proteína bcl-2 no processo de apoptose?

Essa proteína parece funcionar em um sistema de feedback com caspases: pode inibir a atividade da caspase, prevenindo a liberação do citocromo c da mitocôndria como também ligar-se ao fator ativador da apoptose (APAF-1).

Quais são os tipos de apoptose?

Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.

Quais os tipos de morte celular descrever cada um?

Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.

Quais são os três tipos de morte celular?

Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica....Nessa denominação, são tipos de morte celular:

  • Apoptose intrínseca;
  • Apoptose extrínseca:
  • Necrose;
  • Morte autofágica;
  • Morte celular imunogênica;
  • Morte celular dependente de lisossomo;
  • Netose;
  • Entose;

Quais são os 2 tipos de morte celular diferencie as?

Podendo morrer de duas maneiras: necrose, associada sempre a uma causa patológica e apoptose, podendo ser de causa patológica ou fisiológica. Vejamos a diferença entre esses dois tipos de morte. Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais.

O que pode causar morte celular?

Segundo ele, há dois grandes fatores que levam as células à morte: os processos de necrose e apoptose. Dentro da necrose, a morte pode ocorrer por anoxia (falta de oxigênio), ausência de nutrição ou por meio de produtos tóxicos. Quando ocorre a necrose, ocorre necessariamente uma inflamação.

Mais tópicos