O que é EPI e EPC exemplos?

O que é EPI e EPC exemplos?

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. ... São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

São considerados EPCs?

Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Quais são os EPCs para trabalho em altura?

O que é um EPC?

  • guarda-corpos;
  • sinalizadores;
  • sistemas de combate a incêndio;
  • marquises de madeira;
  • exaustores e ventiladores;
  • elevadores;
  • corrimãos.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva Epcs?

Como exemplos de EPC podem ser citados:

  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Qual a NR que fala de EPC?

NR 6 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA E EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

Qual é a fundamentação legal em relação ao uso de EPC?

Qual lei ou Norma Regulamentadora trata sobre o uso do EPC? As Normas Regulamentadoras 4 e 9 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) fazem referência ao uso do equipamento de proteção coletiva. ... Já a NR 9, por sua vez, discorre sobre o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Como saber quais EPIS e Epcs devem ser utilizados?

Em segurança do trabalho devemos em:

  1. 1º lugar: eliminar a fonte de risco,
  2. 2º lugar: utilizar um EPC,
  3. 3º lugar: utilizar o EPI, quando não foi possível a utilização dos 2 itens anteriores ou se, utilizados não conseguiram eliminar a fonte de risco,?

Qual é a hierarquia das medidas de controle?

I – eliminação dos fatores de risco; II – minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva; III – minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; IV – adoção de medidas de proteção individual.

São exemplos de medidas de controle de risco?

Para a eliminação, minimização ou controle dos riscos, as medidas de controle devem ser obedecidas na seguinte hierarquia: Medidas de Proteção Coletiva (EPC); Medidas Administrativas ou de organização do trabalho; Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Quais são as medidas de controle de risco?

Os Controles de Prevenção são aquelas medidas que evitam a possibilidade da situação perigosa atingir o trabalhador. É como se evitassem que um objeto caísse, chegando assim até a cabeça do trabalhador. Já os Controles de Recuperação são as medidas que atuam na consequência, após o evento indesejado já ter acontecido.

O que são medidas de controle de engenharia?

As medidas de controles de engenharia referem-se à prevenção da exposição dos profissionais através do desenvolvimento de métodos alternativos e do uso da tecnologia. Isso é particularmente relevante na prevenção de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes.

O que é medidas gerais de segurança?

EPIs: são materiais de uso pessoal exclusivo (botas, sapatos, luvas, aventais, óculos, capacetes e protetor auricular). EPCs: são equipamentos de uso comum a todos que transitam no local de trabalho (cones, correntes de segurança, sirenes, alarmes, sistemas de ventilação e exaustores).

O que são medidas de proteção individual?

O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

O que é um controle na fonte?

O controle na fonte é feito através de novos projetos, manutenção, isolamento de estrutura, redução da área da superfície vibrante, ajustes. O controle na trajetória é feito através de enclausuramento total, parcial, revestimentos acústicos, barreiras.

Como o controle da drenagem na fonte pode ser entendido?

As medidas de controle do escoamento podem agir: ... O controle da drenagem na fonte pode ser feito através de vários dispositivos que mantenham a vazão de saída do local menor ou igual à vazão de pré-desenvolvimento.

Qual deve ser a primeira medida adotada na hierarquia de controle de riscos?

Vamos sempre prezar pelas ações de maior efetividade em ordem decrescente: A eliminação. Eliminar o risco, qualquer probabilidade da ocorrência do acidente, doença ou lesão é a melhor ação feita.; A redução ou substituição, é uma forma de eliminar ou reduzir o risco.

São medidas de controle no trabalhador exceto?

Caso estas medidas não sejam suficientes, as relativas ao trabalhador devem ser aplicadas. São medidas de controle relativas ao trabalhador, EXCETO: A) Limpeza e desinfecção, ventilação e sinalização. B) Informação sobre os riscos de exposição ao agente biológico.

São exemplos de risco no ambiente de trabalho exceto?

São exemplos de risco no ambiente de trabalho, EXCETO:

  • Riscos físicos: ruídos, radiações ionizantes e não-ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade.
  • Risco motores: escorregões, contágio por microrganismos.

São etapas de preparação da abordagem do trabalhador exceto?

Sinalizar esta pergunta Pergunta 16 São etapas de preparação da abordagem do trabalhador, exceto: Group of answer choices explicar ao trabalhador que o equipamento ou microfone poderá ser removido por ele próprio ao final da medição.

São formas de apresentação dos agentes químicos exceto?

São formas de apresentação dos agentes químicos, EXCETO:

  • Fumo.
  • Poeira.
  • Névoa.
  • Neblina.
  • Radiação.

Quanto ao PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é correto afirmar que?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um dos programas de segurança e saúde do trabalho que deve ser adotado por qualquer tipo de estabelecimento que admita trabalhadores em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deve ser elaborado visando à preservação da saúde e da integridade dos ...

É correto afirmar quanto às medidas de controle da exposição ao ruído exceto?

É correto afirmar quanto às medidas de controle da exposição ao ruído, EXCETO: A - O isolamento da fonte é o único meio de atuação na trajetória do ruído. ... E - Quanto às medidas administrativas, a limitação do tempo de exposição do trabalhador consiste em reduzir o tempo de exposição aos níveis de ruído elevados.

Qual o nível de ação para a exposição ao ruído considerando uma jornada de trabalho de 8 horas de acordo com a NR 15?

5. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB (LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.

São configurações do equipamento de medição para a avaliação de ruído contínuo ou intermitente exceto?

São configurações do equipamento de medição para a avaliação de ruído contínuo ou intermitente, exceto: a. Nível limiar de integração de 80,0 dB(A). ... Critério de referência de 85,0 dB(A).

Qual o instrumento utilizado para medição do ruído?

Audiodosímetro

O que é ruído contínuo e intermitente?

· Ruído Contínuo ou Intermitente: aquele que não é ruído impacto; · Impacto: com duração inferior a um segundo, em intervalos superiores a um segundo. As vibrações sonoras são detectáveis, quando a variação de pressão do ar atinge valores de ordem de 2 x 10-5 Pa, para freqüência em torno de 1.

Mais tópicos