O que é contaminação física?

O que é contaminação física?

Física. A contaminação física acontece quando um objeto estranho (como um pedaço de utensílio de cozinha, cabelo, unhas e pelos de ratos) entra em contato direto com os alimentos. O risco adicional é que o objeto pode apresentar algum tipo de contaminação biológica.

O que é contaminação física química e biológica?

Contaminação Física: acontece quando algum corpo estranho entra em contato com os alimentos, tais como adornos dos manipuladores, material de utensílios, etc. Contaminação Química: ocorre quando existe o contato dos alimentos com produtos químicos, principalmente durante a limpeza do estabelecimento.

Como evitar a contaminação física?

Contaminação física: Entre elas, estão: Higienização dos equipamentos: Manter a limpeza em dia e em boas condições é essencial para evitar o acúmulo de resíduos e crescimento de fungos nas tubulações.

O que é perigo físico?

Os perigos físicos são representados por objetos estranhos, ou matérias estranhas que são capazes de, fisicamente, machucar um consumidor, incluindo os que são antiestéticos e desagradáveis.

Quais são os perigos físicos?

PERIGO FÍSICO São considerados como perigos físicos corpos estranhos em níveis e dimensões inaceitáveis, podendo ser representados por objetos ou materiais estranhos capazes de causar repugnância ao consumidor, incluindo os que são antiestéticos e desagradáveis.

O que é um perigo biológico?

Os perigos biológicos são resultantes da contaminação dos alimentos por microrganismos patogênicos, da multiplicação e sobrevivência destes através da água de irrigação e lavagem, do solo, equipamentos, embalagens e contato de pessoas com o produto.

Quais são os perigos biológicos?

São eles: PERIGOS BIOLÓGICOS: os principais são aqueles causados por microrganismos (fungos, bac- térias, vírus). Não podemos vê-los a olho nu, mas são a principal causa de contaminação em alimentos.

Quais são os agentes causadores de riscos biológicos?

São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.

Quais as categorias de perigos que conhece?

Perigos Alimentares

  • Perigos Biológicos. Entre os três tipos de perigos (biológico, químico ou físico), o perigo microbiológico é o que representa maior risco à segurança dos alimentos. ...
  • Perigos Químicos. ...
  • Perigos Físicos. ...
  • Outros Perigos. ...
  • Diferença entre contaminante e perigo alimentar.

Quais são os três níveis de segurança alimentar?

Os recursos técnicos e científicos utilizados para medir insegurança alimentar em nível familiar, incluindo o questionário e os métodos de análise, propõem identificar a segurança alimentar em três níveis: a) Segurança alimentar (SA) na família; b) Insegurança Alimentar (IA) entre adultos na família; c) IA entre ...

Quais são os perigos químicos?

Perigos químicos são contaminantes de natureza química, resíduos de produtos químicos ou produtos de sua degradação, toxinas produzidas por microrganismos ou algum componente tóxico ou alergênico natural do alimento, presentes em níveis inaceitáveis nos alimentos. Esses níveis inaceitáveis têm a ver com o risco.

Quais são as principais causas de alterações nos alimentos?

Incluem-se também a exposição ao ar, à luz e à temperatura, os quais podem ocasionar alterações em certas características dos alimentos, como sua cor, seu sabor e sua aparência.

Quais as possíveis alterações que podem ocorrer no alimento seco?

Os alimentos alterados, geralmente, desenvolvem uma coloração diferente da original e também odores ruins, sendo rejeitados pelo consumidor. a) por ação de agentes mecânicos - quebras, deformações, perfurações e cortes; b) por ação de agentes como o ar, a luz e o calor - alterações da cor, aparência e sabor.

O que é um alimento alterado?

Alimento Adulterado: É o alimento que é, geralmente, impuro, impróprio ou nocivo a saúde. ... Alimento Alterado: Aquele cuja composição química e as suas características organolépticas foram alteradas por processos físicos, químicos ou microbianos, que podem ocorrer durante a sua fabricação, conservação ou transporte.

Quais os tipos de alterações que podem ocorrer no leite?

No leite e seus derivados são verificados os seguintes defeitos microbiológicos: Sabores e odores estranhos, alteração na cor, rancidez, alterações na viscosidade e produção de gás. A cor do leite e seu creme está diretamente relacionada às suas características físicas e composição química.

Quais as principais fraudes no leite?

Principais fraudes no leite Podemos dividir as fraudes no leite em quatro grandes grupos: alteração intencional na composição do leite, falhas na pasteurização, mistura de leites de espécies diferentes e fraudes de rotulagem.

Que tipo de alterações Os fungos apresentam nos alimentos?

Resposta: As alterações microrgânicas dos alimentos podem ser causadas pelos seguintes microrganismos: fungos (mofos, leveduras), bactérias, protozoários e os vírus. (Aw) e baixa acidez. ... Os microrganismos hidrolisam a pectina provocando o amolecimento dos vegetais, produzindo odor desagradável e aparência úmida.

O que causa cloreto no leite?

Alguns fatores podem influenciar no teor de cloretos presente no leite, tais como diferenças individuais, alimentação, estado de hidratação, raça, espécie, número de lactações, variações diurnas, estágio de lactação, sazonalidade, além de alterações patológicas.

O que é cloreto positivo no leite?

Esta é considerada uma fraude econômica comumente utilizada para aumentar o volume de leite comercializado. Uma das substâncias utilizadas para mascarar a presença de água no leite é o cloreto de sódio, caracterizado como reconstituinte, com a finalidade de corrigir a densidade e a crioscopia do leite.

Quais são os fatores que influenciam na composição química do leite?

A composição do leite varia de acordo com fatores como raça, idade, saúde da glândula mamária, estágio de lactação, manejo nutricional e estações do ano (Dobranić et al., 2008).

O que é a crioscopia do leite?

O índice crioscópico é a medida do ponto de congelamento ou da depressão do ponto de congelamento (DPC) do leite em relação ao da água. É uma prova utilizada principalmente para se detectar fraude por adição de água ao leite.

O que é crioscopia e exemplos?

A Crioscopia ou Criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão. ... Isso acontece porque há uma grande quantidade de sais dissolvidos na água.

Para que serve a crioscopia?

Crioscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento do ponto de congelamento (ponto de fusão) de um solvente pela adição de um soluto não volátil, como o cloreto de sódio ou a sacarose. ... A justificativa é a presença de sais na água, o que abaixa o seu ponto de congelamento.

O que é o efeito Crioscópico?

O efeito crioscópico consiste na diminuição da temperatura de congelamento ou fusão do solvente quando se adiciona um soluto não volátil: Figura 4 - Efeito crioscópico, provocado pela presença de partículas do soluto na solução.

O que é crioscopia ou Criometria?

Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.

Qual a propriedade Coligativa que explica o uso do sal para o derretimento do gelo?

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo.

Mais tópicos