O que são células parietais?

O que são células parietais?

As células parietais secretam ácido, o que causa queda do pH, estimulando células D antrais a liberarem somatostatina, a qual inibe a liberação de gastrina (feedback negativo).

Para que serve o exame de célula parietal?

Útil para o diagnóstico de gastrite atrófica e anemia perniciosa.

Quando estimuladas as células parietais secretam?

A taxa de secreção de ácido gástrico varia entre jejum e alimentação, mas, quando estimuladas, as células parietais secretam uma solução ácida com cerca de 160 milimoles de ácido clorídrico por litro (pH = 0,8), que é quase exatamente isotônica aos líquidos corporais.

Qual é a função do fator intrínseco?

O fator intrínseco (AO 1945: factor intrínseco) é uma glicoproteína produzida pelas células parietais do estômago. É necessário para a absorção de Vitamina B12 no íleo terminal. ... Da carência do fator intrínseco no estômago decorre a anemia perniciosa.

Qual a importância do fator intrínseco para a produção das hemácias?

As células parietais das glândulas gástricas secretam uma glicoproteína, denominada fator intrínseco, que se combina com a vitamina B12 dos alimentos, tornando-a disponível para absorção no intestino. O processo ocorre da seguinte maneira: (1) o fator intrínseco liga-se fortemente à vitamina B12.

O que são fatores extrínsecos?

Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

O que causa a eritropoiese ineficaz?

A eritropoiese ineficaz é um distúrbio muito raro, causado pela destruição precoce dos eritrócitos no interior da medula óssea, que determina um aumento na produção de bilirrubina não conjugada.

Quais as causas da anemia Macrocitica?

As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma, hematimetria, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico. Dosar os níveis de vitamina B12 e folato e considerar a dosagem de ácido metilmalônico e homocisteína.

Como tratar anemia Macrocitica?

Tratamento. O tratamento da anemia megaloblástica varia conforme a causa da doença. Normalmente são aplicadas injeções ou suplementos de vitamina B12 e ácido fólico. A ingestão de vitamina C também é importante, uma vez que ela auxilia a absorção do ferro.

O que é anemia megaloblástica e qual é o tratamento indicado?

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

Qual a diferença entre anemia perniciosa e anemia megaloblástica?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica. Às vezes, também é chamada de anemia megaloblástica por causa do tamanho anormalmente grande dos glóbulos vermelhos produzidos. A anemia perniciosa não é o único tipo de anemia macrocítica.

Qual é a relação da gastrectomia com a anemia perniciosa?

Face as complicações, a anemia megaloblástica é um acontecimento previsto em pacientes que realizam a gastrectomia, devido à retirada da mucosa gástrica, não produzindo mais o FI e conseqüentemente ocasionando em uma carência da vitamina B12 devido à falha na sua absorção pela retirada da mucosa gástrica.

Como identificar anemia ferropriva no hemograma?

O diagnóstico da anemia ferropriva é feito por meio do hemograma, em que se observa principalmente a quantidade de hemoglobina e os valores de RDW, VCM e HCM, que são índices presentes no hemograma, além da dosagem de ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina.

Quais as características da anemia megaloblástica?

A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. No exame de sangue (hemograma) as células apresentam-se normocrômicas (coloração normal) e macrocíticas (tamanho aumentado).

O que é a anemia?

Anemia é um termo médico genérico utilizado de forma generalista para descrever um estado em que o sangue do paciente possui um número abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, que é a substância responsável por transportar o oxigênio captado pelo pulmão até outras partes do corpo humano.

Como se caracteriza a anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Qual exame identifica anemia falciforme?

Neste caso, o exame que detecta a anemia falciforme é a eletroforese de hemoglobina, um exame laboratorial específico, que analisa a presença da hemoglobina S.

O que é a anemia falciforme qual o seu tipo de herança?

Quando a pessoa recebe dos pais um gene A e outro S (anormal), torna-se portador do traço falciforme, sendo AS, um heterozigoto. Recebendo de ambos os pais um gene da hemoglobina anormal, o indivíduo será um homozigoto (SS), portador da anemia falciforme.