Qual é a transitividade do verbo assistir?

Qual é a transitividade do verbo assistir?

No sentido de “ajudar, prestar assistência ou socorro, tratar”, o verbo assistir é transitivo direto, isto é, seu complemento não é precedido por preposição: Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas.

Em qual das frases abaixo o Verbo apresenta a mesma regência?

A frase em que o verbo apresenta a mesma regência de “sonhei” é: A menina conversou com sua melhor amiga. Explicação: Na frase "sonhei com você", o verbo "sonhei" é transitivo indireto, pois seu complemento ("com você") está iniciado por preposição.

Em qual das sentenças abaixo a regência verbal está em desacordo com a norma padrão?

2) Em qual das sentenças abaixo, a regência verbal está em DESACORDO com a norma-padrão: ( ) Esqueci-me dos livros hoje. ( ) Sempre devemos aspirar a coisas boas. ( ) Sinto que o livro não agradou aos alunos. ( ) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza.

Quanto a regência verbal a frase construída conforme a norma culta e?

Quanto à regencia verbal,a frase construida conforme a norma culta é: a) o povo aspira a melhor qualidade de vida.

Como identificar um erro de regencia verbal?

Certifique-se da situação dele: ele exige preposição? Se sim, qual? Existe mudança de sentido quando se usa preposição? Essas perguntas vão apontar o erro de regência, se houver algum.

Onde há erro de regência verbal?

Há erro de regência verbal em: e) Lembro-me que tais eram as suas palavras. Quando os verbos "lembrar" e "esquecer" forem pronominais, ou seja, estiverem acompanhados de pronomes oblíquos, são verbos transitivos indiretos. Isso quer dizer que o complemento desses verbos devem ser introduzidos por preposição.

O que é erro de regência verbal?

Um erro muito comum de norma culta na redação é quanto à regência verbal. Por não compreender bem os conceitos de transitividade e intransitividade, os alunos podem cometer erros graves, considerando que as diferentes regências interferem no significado da palavra.

O que é regência verbal exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).

Quanto a regência verbal Qual a oração incorreta?

A regência verbal do verbo esquecer é: Esquecer: Sair da memória- sem preposição. Ex: Esqueci o nome de sua namorada. ... Nesse exemplo encontra-se a preposição de, portanto está incorreta.

Está correta a regência verbal na frase?

Está correta, pois o verbo enviar não exige preposição quando é transitivo direto. C) Quem assiste, assiste a algo, logo, o correto seria: Assisti ao jogo ontem à noite. ... E) O verbo aspirar no sentido de almejar pede a preposição a. Logo, o correto seria: O emprego a que aspirávamos era apenas um sonho.

Quando era pequeno Todos sempre implicavam comigo?

(Unimep) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como consequência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo. b) Todos implicam com gremistas. c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastos.

O que é verbo de regência múltipla?

Então, para não marcar bobeira na redação do Enem ou do vestibular, chegou a hora de retomar esse conteúdo. A maioria dos verbos da língua portuguesa apresenta apenas uma transitividade, ou seja, uma única regência. Há, porém, os que apresentam múltipla regência.

Quais são os verbos que pedem preposição?

Exemplos de verbos que exigem preposição para regência verbal

  • Verbos chegar, ir e voltar. ...
  • Verbo comparecer. ...
  • Verbo assistir. ...
  • Verbo aspirar. ...
  • Verbo visar. ...
  • Verbos esquecer-se e lembrar-se. ...
  • Verbo preferir. ...
  • Verbos implicar e simpatizar.

Como saber se o verbo precisa ou não de preposição?

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto.

O que é regente em português?

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

O que é termo regente e termo regido dê exemplos?

A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Exemplos: Joana assistiu um paciente no hospital onde trabalha.

O que é regência nominal e exemplos?

Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. ... Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Observe o exemplo.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Qual a diferença entre concordância e regência?

Resposta. Resposta: A sintaxe de regência trata da relação de um termo, seja ele nome ou verbo, e seus complementos. Já a concordância, não trata de complementação, mas sim da relação entre dois termos que agregam significados à oração.

O que é regência verbal e nominal?

Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido. Na regência verbal o termo regente é um verbo; ... Na regência nominal o termo regente é um nome.

Como aprender regência verbal?

Agora vamos estudar a subordinação que acontece entre os verbos e os objetos (regência verbal). O estudo será dividido de acordo com a transitividade do verbo, ou seja, se ele é transitivo (direto ou indireto) ou intransitivo. Primeiro trataremos dos verbos intransitivos.

Quais os verbos que mais caem em concursos?

Cai em qualquer um, de qualquer nível. Portanto, não dá para deixar de rever essa matéria. Selecionamos algumas dicas sobre os verbos mais cobrados pelas bancas organizadoras de concursos....Podemos citar os mais frequentes:

  • Chegar.
  • Ir.
  • Voltar.
  • Retornar.
  • Comparecer.

Como identificar uma regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.

O que é nominal exemplo?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

O que é regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.

Quando que ocorre a regência nominal?

Quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ocorre a regência nominal. Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. ... Na regência nominal, ele é obrigatoriamente preposicionado.

Mais tópicos