Qual o conceito de lúdico?

Qual o conceito de lúdico?

Significado de Lúdico adjetivo Feito através de jogos, brincadeiras, atividades criativas. Que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas.

O que significa receita Ludica?

Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. ... As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Como descrever uma atividade lúdica?

Em linhas gerais, podem ser consideradas atividades lúdicas aquelas que têm por objetivo promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante sua realização. Contudo, a prática escolhida precisa ter um objetivo claro para que eles possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.

O que é a cultura lúdica?

Pode-se dizer que é produzida por um duplo movimento interno e externo. A criança adquire, constrói sua cultura lúdica brincando. É o conjunto de sua experiência lúdica acumulada, começando pelas primeiras brincadeiras de bebê, evocadas anteriormente, que constitui sua cultura lúdica.

Qual a diferença entre o lúdico e brincar?

O termo “lúdico”, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar. O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte.

O que diz Vygotsky sobre o lúdico?

Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.

Qual é o papel do brinquedo no desenvolvimento Segundo Vygotsky?

Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos.

Quais teoricos falam sobre o ludico?

  • Fröebel (1782-1852) ...
  • Piaget (1896-1980) ...
  • Vygotsky (1896 – 1934) ...
  • Wallon (1879 – 1962) ...
  • Winnicot (1896 – 1971)

Qual a origem do lúdico?

O termo lúdico tem origem do latim “ludus” e tem como significado brincar. Todavia estabelecer um conceito para o processo de brincar não é uma tarefa fácil, visto que cada pessoa acaba criando o seu próprio conceito para o lúdico.

Quem criou o lúdico?

Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.

Quem foi o primeiro autor a pesquisar sobre o ludico?

Resposta. Resposta: Acho que foi Rodrigues Álves.

Qual a importância do lúdico na formação do educador?

É através do lúdico que o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de proporcionar situações que haja uma interação maior entre professores e alunos, ...

Em que época surgiram os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica?

Os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica tiveram início no século XVI, sendo resgatados pelos humanistas, que perceberam o valor educativo das atividades lúdicas, mas ainda referenciados como uma forma de “bajulação” ou “paparicação”, isto é, uma maneira de agradar ou recompensar por boas atitudes e ...

Quando surgiu a brincadeira na educação infantil?

Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Em que século e por quem a atividade lúdica foi influenciada?

Kishimoto relata que as brincadeiras e as cantigas, que fazem parte da cultura brasileira, receberam fortes influências dos portugueses, não descartando a contribuição de outras culturas de povos, como a do negro e do índio. Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade.

Como os jogos e brincadeiras eram vistos na Idade Média?

Na Idade Média as crianças eram vistas como adultos em miniaturas e tinham que trabalhar, raramente os meninos eram inseridos nas brincadeiras. Apesar de todas essas restrições, nos momentos festivos os jogos eram considerados um instrumento de união e integração entre a comunidade.

Como era visto o jogo na Idade Média?

Xadrez, Dama, Gamão e Moinho possuem praticamente as mesmas regras e tabuleiros que tinham na Era Medieval. Contudo, quando surgiram, os jogos de tabuleiro estavam restritos aos membros da nobreza e do clero. ... Outro tipo de jogo de entretenimento que alcançou muito sucesso na Idade Média foram os jogos com cartas.

Como eram os jogos no renascimento?

No Renascimento, o jogo passa a ser visto, pelos jesuítas e humanistas, como uma atividade livre capaz de desenvolver a inteligência e facilitar o estudo. ... Já no Brasil, os jogos surgiram na época que os portugueses se alojaram em nossas terras. Eles disputavam com os escravos para produzir relações de dominação.

Como será que os jogos educativos surgiram?

O surgimento do jogo educativo se deu no Renascimento, os jogos de todos os tipos que na era medieval eram abominados ressurgem se incorporando novamente no cotidiano das pessoas e também como um material pedagógico no ensino. Atualmente os jogos na educação são classificados de acordo com duas funções.

Qual a função social do jogo nas civilizações antigas?

O jogo serviu de vínculo entre povos, é facilitador da comunicação entre seres humanos. ... Observa-se então que tanto Aristóteles (385-322 a.C.) quanto Platão (427 – 347 a.C) já percebiam o potencial presente no uso dos jogos, que instruem e também divertem, configurando-se numa atividade de crescimento pessoal e social.

São objetivos pedagógicos dos jogos e das brincadeiras?

SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade. impor regras rígidas às crianças. desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.

Quais jogos e brincadeiras podem ser trabalhados na escola?

5 jogos e brincadeiras que reforçam a aprendizagem com segurança

  • Bambolê O bambolê faz sucesso em diversas faixas etárias e só precisa ter seu tamanho adaptado para que crianças de 5 até 10 anos possam brincar com facilidade. ...
  • Corrida de obstáculos. ...
  • Caça ao tesouro. ...
  • Mímica. ...
  • Stop!

Quais são os objetivos do jogo?

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

Mais tópicos