Quais são os valores supremos da sociedade para a qual a Constituição Federal CF foi criada *?

Quais são os valores supremos da sociedade para a qual a Constituição Federal CF foi criada *?

Como valores supremos da sociedade são destacados "a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça", cabendo ao Estado assegurá-los, bem como assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais.

O que é o artigo 225?

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Quais são os princípios da Constituição Federal?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

O que diz o artigo quinto da Constituição?

5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

O que o artigo 5 em seu inciso IV da nossa Constituição Federal garante a todos os brasileiros?

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; · Lei de imprensa – Lei nº 5250, de V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; · Lei de imprensa – Lei nº 5250, de

O que diz a Constituição sobre os direitos humanos?

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Quais são os direitos fundamentais descritos no ECA?

O Eca assegura, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos fundamentais das crianças referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Quais os direitos fundamentais relacionados ao nascimento?

1?, destacando-se, entre eles, a dignidade da pessoa humana e a cidadania. Assim, a lei 9.

O que o ECA significa?

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei n.º 8.

O que é e para que serve o ECA?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado em 13 de julho de 1990. Hoje, essa lei completa 26 anos de proteção à infância. A adoção do Estatuto é um marco para a ampliação do direito das crianças e dos adolescentes no país.

O que é o ECA e qual o seu objetivo?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado pela Lei Federal nº 8.

Qual o objetivo do Estatuto?

Conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas que possam incidir sobre as pessoas ou coisas. ... Em Direito Societário recebe o nome de estatutos aquela norma, acordada pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o funcionamento de uma pessoa jurídica, quer seja uma sociedade, uma associação ou uma fundação.

Qual foi o objetivo da criação do ECA?

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi instituído pela Lei 8.

O que é o gênero estatuto?

Resposta: Estatuto refere-se a normas jurídicas cuja característica comum é a de regular as relações de pessoas físicas e jurídicas, que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade.

Como surgem os estatutos?

Os estatutos surgem da necessidade de regulamentação sobre determinados temas. Foi o que ocorreu. por exemplo, com a criação, no Brasil, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, depois de muitas. décadas de discussão sobre vários direitos do menor, entre eles os de ir a escola e de brincar, em vez de.

Quem produz um estatuto e a quem ele se destina?

Resposta. São normas com força de lei ou regulamentares, que recebem o nome de estatuto. ... Regular os direitos e obrigações dos membros e das relações entre eles.

O que ocasionou a criação do ECA?

O Estatuto foi criado logo após a promulgação da Constituição de 1988 para regulamentar o artigo 227 da Constituição Federal (CF), que garantia às crianças e adolescentes os direitos fundamentais de sobrevivência, desenvolvimento pessoal, social, integridade física, psicológica e moral, além de protegê-los de forma ...

O que é ECA e como surgiu?

A Lei federal n. 8.

Em que momento histórico o ECA foi criado?

O Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA) foi aprovado em 1990 e reforça que a responsabilidade de proteção integral das crianças e adolescentes até os 18 anos são responsabilidade da sociedade e do Estado.

Qual a origem do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar foi criado no dia 13 de julho de 1990, como resultado da Lei 8.

Quem manda no Conselho Tutelar?

O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.

Mais tópicos