Como usar o cartão PDDE?

Como usar o cartão PDDE?

O cartão é emitido em nome do presidente da UEx e não poderá ser usado por outra pessoa. Possui limite de gastos, conforme o valor que a escola tem direito de receber de PDDE, calculado em função do número de alunos informados no Censo Escolar. O cartão terá validade de 72 meses.

Qual o passo a passo para execução dos recursos do PDDE?

Os recursos financeiros do PDDE devem ser utilizados no ano em que foram repassados. Caso não seja possível, os saldos podem ser reprogramados para uso no ano seguinte, obedecendo às classificações de Custeio (C) e Capital (K), nas quais foram repassados.

Como deve ser gasto o dinheiro do PDDE?

Como a verba do PDDE pode ser utilizada?

  1. Planejamento e implementação de projetos pedagógicos;
  2. Reparos e consertos em prédios e dependências;
  3. Compra de materiais escolares e ativos imobilizados móveis, como: Retroprojetores; Televisores; Impressoras; ...
  4. Aquisição de produtos de higiene, limpeza e gêneros alimentícios.

Como fazer a prestação de contas do PDDE?

Clique no menu Prestação de Contas, submenu Prestar Contas e selecione a funcionalidade FNDE/PDDE: 3. Abrirá a tela para prestar contas. Nesta tela a Escola irá executar toda a PC (Prestação de Contas) referente ao Grupo de Repasse FNDE/PDDE.

O que é UEx?

No caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a nomencla- tura adotada é Unidade Executora Própria (UEx), denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para referir-se às diversas denominações encontradas em todo o território nacional que designa entidade de direito privado, sem fins lucrativos, ...

O que pode ser comprado com os recursos do PDDE?

A parcela dos recursos do PDDE que pertence à categoria de custeio destina-se a cobrir despesas relacionadas aquisição de material de consumo (materiais de expediente, limpeza, construção, etc.) e contratação de serviços (manutenção hidráulica, elétrica, jardinagem etc.).

Quem distribui os recursos destinados ao PDDE?

as secretarias estaduais e distrital de educação e as prefeituras municípios (EEx) –entidades que executam os recursos do PDDE destinados às escolas com até 50 alunos matriculados.

Qual o objetivo do custeio?

O custeio é realizado pelo rastreamento dos custos indiretos de fabricação de um produto ou serviço, através da identificação direta com as atividades relacionáveis e pela determinação de quanto de cada atividade é dedicado ao objetivo de custo.

O que é custeio no serviço público?

“Despesa executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício financeiro da emissão do respectivo empenho.”

O que é custeamento?

Significado de Custeamento substantivo masculino Ação ou efeito de custear, de financiar as despesas de algo ou alguém; custeio.

O que é o sistema de acumulação de custos?

Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços. ... Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.

Como funciona a contabilização dos custos através do processo de custeamento por ordem?

Sob esse sistema, o produto é debitado pelo custo atual do material usado, da mão-de-obra aplicada e por uma estimativa dos gastos gerais de fabricação. Dessa forma, o sistema de custo atual ou histórico contém, no que respeita aos gastos gerais de fabricação, um elemento do custo predeterminado.

Qual a diferença entre o sistema de custeio por ordem de produção encomenda e o sistema de custeio por processo?

Primeiramente, o custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, ...

O que é sistema de custeio por ordem de produção?

O sistema de custos por ordem de produção é um sistema no qual cada elemento é acumulado separadamente, segundo ordens específicas de produção, emitidas pela fábrica. ... Identifica a produção de lotes diferentes de produtos durante o processo de fabricação.

Quais são as etapas do processo de apuração do custo dos produtos vendidos?

Para processar a apuração do custo dos produtos vendidos, devemos observar as seguintes etapas: separação entre custos e despesas; separação entre custos diretos e indiretos; apropriação dos custos diretos aos produtos e rateio dos custos indiretos aos produtos.

Como contabilizar custo dos produtos vendidos?

O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:

  1. CMV = EI + C - EF. ...
  2. CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
  3. Onde: ...
  4. GGF = Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, energia, depreciações, mão de obra indireta, etc.)

Como é composto o custo dos produtos vendidos?

A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final.

O que compõe o CPV?

O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.

O que entra no CPV?

CPV = Custo dos Produtos Vendidos. ... In = Insumos (matérias-primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos vendidos. MO = Mão de obra direta aplicada nos produtos vendidos. GGF = Gastos gerais de fabricação (aluguéis, energia, depreciações, mão de obra indireta etc.)

Mais tópicos