Quem dominou Esparta?

Quem dominou Esparta?

Filipe II da Macedônia

Que povo invadiu a região de Esparta?

dórios

Qual a origem de Esparta?

Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. ... Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos.

Onde está localizada a cidade de Esparta?

Lacônia

Qual as características de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Quais as principais características de Esparta e Atenas?

As principais características de Atenas e Esparta são o fato de que a cidade-estado de Esparta possuía uma economia voltada para a subsistência, sendo fraca a prática do comércio, enquanto que seu modelo de sociedade buscava produzir guerreiros, sendo o governo a monarquia.

Qual as principais características de Atenas?

Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

Quais são as principais características de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais são as principais diferenças entre Esparta e Atenas?

Entre as principais diferenças entre Atenas e Esparta está o fato de que o modelo de governo da cidade-estado de Atenas era a democracia, enquanto que Esparta possuía uma monarquia (aristocracia).

Qual a diferença entre a educação de Esparta e Atenas?

A educação espartana era extremamente voltada ao militarismo, assim como toda a pólis. ... Já a educação ateniense era voltada ao humanismo, com o objetivo de formarem críticos/reflexivos conscientes ao contexto em que viviam.

Qual é a diferença entre as mulheres atenienses e espartanas?

Na sociedade de Atenas(ateniense) a participação da mulher era praticamente nula,em relação as atividades,e o seu papel era basicamente. ... Já na sociedade Espartana,a mulher tinha mais participação na sociedade,muitas delas se dedicavam a jogos esportivos,participavam de decisões políticas e etc.

Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma?

Resposta. Diferencas:Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. ... Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.

Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas?

Diferenças: Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. ... Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.

Quais as diferenças e semelhanças entre as condições de homens livres e escravos no Império Romano?

um escravo e o liberto não tinha direitos. Seus descendentes continuavam escravos, e as chances de alforria eram restritas. Já em Roma, era comum que escravos urbanos fossem alforriados, e seus filhos, considerados livres. ... Em duas gerações, não havia mais distinção entre os antigos donos e os descendentes de escravos.

Qual é a diferença entre o alto e baixo clero?

a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.

Qual a diferença do clero regular e secular?

O termo regular provém do fato de que cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida (do latim, regula). Distingue-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem junto dos leigos.

Como era o clero?

Membros da Igreja, como os padres, os bispos, os arcebispos, os cardeais e o papa formam o que chamamos de clero. ... Os religiosos que trabalhavam com a administração, junto ao povo, formaram o clero secular, que vem do latim "sæculum" que significa “mundo”.

Como era composto o baixo clero?

O baixo clero era composto por padres e monges que cuidavam diretamente da vivência religiosa das populações feudais ou viviam enclausurados em mosteiros. Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses.

Qual era a função do clero na Idade Média?

Esta ordem social era composta pelos integrantes da Igreja Católica (padres, bispos, monges, abades e papa). Cabia ao clero, na sociedade feudal, cuidar da vida espiritual de toda sociedade. Embora a função desta ordem fosse rezar, exercia influência política, moral e psicológica na sociedade.

Qual era a origem do clero?

O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.

Como era organizado o Clero na Idade Média?

Na Idade Média o Clero era organizado em clero regular e o clero secular: Clero regular: composto por padres envolvidos unicamente com assuntos espirituais (monges); Clero secular: composto por religiosos que tratavam de assuntos políticos e econômicos.

Como estava organizada a estrutura hierárquica da Igreja e de que modo?

Estrutura hierárquica da igreja se dividia em alto clero(bispos,cardeais e papa) e baixo clero(padres). O baixo clero(analogia a soldados) fazia sermões para população, contato direto com a plebe. ... Refletia na distribuição da sociedade que mantinha a hierarquia como nobreza(sr. feudais) manda e plebe(servos) obedeciam.

Qual é a função do clero?

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Qual era a importância do clero?

Então, o clero foi fundamental para que tudo tivesse ocorrido. Eles eram uma nova classe semelhante aos nobres, que tinham privilégios e eram detentores de muitos poderes naquela época. A Igreja tinha muitas terras e cobravam pelas indulgências das pessoas (cobravam por perdoar os pecados, etc).