O que é escapula no corpo humano?

O que é escapula no corpo humano?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

O que significa a palavra escapula?

Significado de Escápula substantivo feminino Espádua ou omoplata; osso de forma triangular que, juntamente com a clavícula e o úmero, compõe a articulação do ombro. [Zoologia] Aspecto comum a variadas estruturas anatômicas presentes nos insetos que se assemelham à omoplata. ... Do latim scapula; scapulae. arum.

Qual é a função da escápula?

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco.

Como a escápula é colocada na posição anatômica?

Localiza-se na porção postero-superior (costas) do tórax, ligado a clavícula formando a cintura escapular, que permite a união de cada membro superior ao tronco. ...

Como colocar a clavícula na posição anatômica?

Posição anatômica A epífise achatada deve ser orientada para lateral, com a concavidade próxima voltada anteriormente. A face mais "rugosa", com sulcos e impressões, deve estar voltada inferiormente, já que a superfície superior é mais lisa do que a superfície inferior.

Onde ocorre a união da escápula com o úmero?

A união ocorre entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula. A cavidade glenóide é rasa e tem uma superfície articular menor do que a cabeça do úmero. Para aumentar a superfície de contato, ou seja, a profundidade da cavidade existe um lábio glenoidal de fibrocartilagem.

Quais ossos se articulam com a escapula?

A Escápula articula-se com dois ossos: Úmero e Clavícula.

Qual a principal função da clavícula?

A clavícula, associada à escápula, compõe a cintura escapular, que conecta o membro superior ao esqueleto axial. A cintura escapular articula-se com o esterno e com o membro superior. Possuie grande mobilidade, para atender às necessidades de movimento do braço.

O que é espinha da escápula?

The spine of scapula is a prominent plate of bone, which crosses obliquely the medial four-fifths of the dorsal surface of the scapula at its upper part, and separates the supra- from the infraspinatous fossa.

Como contrair a escápula?

Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.

Como aumentar a cintura escapular?

1 – Faça o movimento e os exercícios adequados Por causa disso, o foco do treino de dorsais deve ser nas remadas (foto), que aduz o ombro e puxa a cintura escapular para trás, e nas puxadas, que deprimem as escápulas ao mesmo tempo que aduz o ombro.

Quando devemos abordar a Discinese escapular no tratamento do ombro?

Dessa forma, o termo “discinese escapular” é melhor empregado quando a biomecânica alterada da escápula no repouso ou durante o movimento é resultado da disfunção, contratura ou fraqueza de seus estabilizadores (18-21).

Quais músculos poderiam ser fortalecidos para evitar o problema do desarranjo do movimento escapular?

Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7-10). Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.

Quais músculos deverão ser alongados para corrigir o posicionamento da escápula?

Existem três músculos principais que atuam na estabilização da escápula: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.

Quais são os músculos estabilizadores da escápula?

Dentre os mús- culos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7–10). Como tratamento da dor no ombro, a fisiotera- pia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.

Quais os músculos que estabilizam a escápula?

Músculos que atuam na Escápula

  • Trapézio.
  • Rombóide maior e menor.
  • Levantador da escápula.
  • Peitoral menor.
  • Serrátil anterior.
  • Subclávio.

Quais são os músculos estabilizadores do ombro?

Os estabilizadores estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais e intervalo dos rotadores (espaço entre a margem anterior do músculo supraespinhal e a margem superior do músculo subescapular, contendo no seu interior o tendão da cabeça longa do bíceps, ligamento ...

Quais são os músculos responsáveis pelos movimentos de elevação e abdução da escápula?

Os músculos rombóides (maior e menor) se originam a partir da 7ª vértebra cervical (processo espinhoso) a cinco primeiras torácicas (processo espinhoso). Inserem-se na escápula (espinha ao ângulo inferior). Apresentam como ação a retração (adução), elevação e rotação inferior (ângulo lateral roda inferior) da escápula.

Quais são os músculos que compõem o manguito rotador?

O manguito rotador (MR) é formado por quatro músculos que se originam na escápula e se inserem nos tubérculos do úmero (supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular).

O que causa a síndrome do manguito rotador?

É um espectro de afecções que envolvem a articulação do ombro, como tendinites, bursites, rupturas de tendão e síndrome do impacto. As causas de dor podem ser por lesões por uso repetitivo, lesões esportivas e também por degeneração e desuso secundária ao envelhecimento.