Qual o objetivo do CPC 02?

Qual o objetivo do CPC 02?

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...

Quantos CPC tem?

O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária; As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração.

Qual orientação O CPC 02 traz a respeito de quando um grupo econômico é composto por entidades individuais com diferentes moedas funcionais?

Por exemplo, quando um grupo econômico é composto por entidades individuais com diferentes moedas funcionais, os resultados e a posição financeira de cada entidade devem ser expressos na mesma moeda comum a todas elas, para que as Page 13 CPC_02(R2)_rev_13 13 demonstrações contábeis consolidadas possam ser apresentadas ...

O que é o CPC 03?

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC-03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa é o de exigir o fornecimento de informação acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de uma demonstração que classifique os fluxos de caixa durante os períodos provenientes das atividades ...

O que é a CPC?

Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.

O que é o CPC 04?

O objetivo do Pronunciamento CPC 04 é definir o tratamento contábil que deve ser dado aos ativos intangíveis, bem como sua forma de reconhecimento, identificação, controle, mensuração, aplicação e apuração.

São exemplos de ativos intangíveis?

Exemplos de Ativos Intangíveis incluem:

  • Capital intelectual;
  • Desenvolvimento de tecnologia;
  • Direitos autorais;
  • Direitos de propriedade industrial e de serviços;
  • Franquias;
  • Fundo de comércio adquirido;
  • Know-how;
  • Licenças;

Como mensurar o intangível?

Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.

Como contabilizar licença de software?

A amortização de softwares utilizados em processo de produção faz parte do valor contábil dos estoques. Para fins fiscais, os custos e despesas de aquisição e desenvolvimento de logiciais (software) utilizados em processamento de dados, devem ser amortizados no prazo mínimo de 5 (cinco) anos (IN SRF nº 04/85).

Como contabilizar contrato de arrendamento?

Segue as formas de contabilização do arrendamento mercantil financeiro anterior a Lei nº Valor Residual pago com as parcelas: o valor da prestação do arrendamento mercantil é debitado com uma despesa de aluguel. E o valor residual é registrado a débito no ativo imobilizado.

O que é ativo de direito de uso?

O ativo denominado Direito de Uso é o correspondente àquele que representa o direito do arrendatário de usar o ativo arrendado ao longo do prazo do arrendamento; o passivo gerado em contrapartida representa a obrigação do arrendatário de pagar as prestações ao arrendador durante o prazo do arrendamento, conforme seu ...

Como contabilizar aluguel CPC 06?

Contabilização de acordo com o CPC 06 (R2)

  1. O valor da mensuração inicial do passivo de arrendamento, conforme descrito no item 26 do CPC 06, ou seja, passivo calculado a valor presente;
  2. Quaisquer pagamentos de arrendamentos efetuados até a data de início, menos quaisquer incentivos de arrendamento recebidos;

Como contabilizar leasing 2019?

Classificação Contábil – De acordo com a nova norma, na arrendatária, o contrato de leasing o valor do bem arrendado integra o Ativo Imobilizado no Ativo Não Circulante em contrapartida ao valor total das contraprestações e do valor residual que deve ser registrado no passivo.

Como contabilizar o arrendamento mercantil?

Contabilizado a débito do Ativo Não Circulante e a crédito do Passivo Circulante ou Não Circulante dependendo do prazo; Arrendamento Mercantil Operacional. Contabilizado a débito da despesa e a crédito de um disponível se pago dentro do mês, ou um Passivo Circulante se fosse pago no mês subsequente.

Qual a diferença entre leasing operacional e financeiro?

A diferença entre leasing financeiro e operacional está diretamente ligada às intenções da Arrendatária no momento de contratar o leasing. Leasing Financeiro: É a operação na qual a Arrendatária tem a intenção de ficar com o bem ao término do acordo, exercendo a opção de compra pelo valor previsto no contrato.

O que é um leasing operacional?

É a operação na qual o arrendatário, a princípio, não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato.

Como funciona o leasing financeiro?

O leasing, ou arrendamento mercantil, acontece da seguinte forma: o arrendador faz a compra de algum bem específico e se torna seu proprietário e, durante o período de contrato do leasing, “arrenda” esse bem para o cliente que contrata a operação.

Qual a diferença entre leasing e aluguel?

A diferença entre o contrato de leasing e o compromisso de compra e venda reside no fato de queenquanto no contrato de leasing se paga o aluguel com a mera possibilidade de compra da coisa ao final do contrato, no compromisso de compra e venda, o comprador paga as prestações do valor acordado, sendo sempre certa a ...

Quais são os tipos de arrendamento mercantil?

Existem dois tipos básicos de arrendamento mercantil: o financeiro e o operacional.

Quem pode contratar operação de arrendamento mercantil?

Art. 1º As operações de arrendamento mercantil com o tratamento tributário previsto na Lei nº. ... 13 deste Regulamento, estejam autorizadas a contratar operações de arrendamento com o próprio vendedor do bem ou com pessoas jurídicas a ele coligadas ou interdependentes.

O que é uma empresa de arrendamento mercantil?

Sociedade de arrendamento mercantil (SAM) realiza arrendamento de bens móveis e imóveis adquiridos por ela, segundo as especificações da arrendatária (cliente), para fins de uso próprio desta. ... As operações de arrendamento mercantil podem ser divididas em duas modalidades: leasing financeiro e leasing operacional.