Quais são os tipos de pesquisas científicas?

Quais são os tipos de pesquisas científicas?

1. Tipos de pesquisa científica quanto à abordagem

  • Tipo de pesquisa qualitativa. ...
  • Tipo de pesquisa quantitativa. ...
  • Tipo de pesquisa básica. ...
  • Tipo de pesquisa aplicada. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • a) Pesquisa experimental.

O que é tipo de pesquisa?

Neste artigo, você conheceu diferentes tipos de pesquisa: aquelas relacionadas à sua finalidade (pesquisa básica pura/estratégica ou pesquisa aplicada), sua abordagem (quantitativa, qualitativa ou mista) e em relação aos procedimentos: pesquisa descritiva, explicativa, exploratória, documental, bibliográfica, estudo de ...

Como pode ser classificada a pesquisa?

Para Gil (2002), conforme este critério, a pesquisa pode ser classificada, dentre outras, em: pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso, estudo de campo, levantamento, quase experimental, experimental, pesquisa ação, etc.

Como podem ser classificadas as pesquisas quanto aos objetivos?

As pesquisas podem ser classificadas de acordo com seus objetivos, sua forma de estudo ou seu objeto. Considerando-se os objetivos que se tem ao se realizar uma pesquisa, esta pode ser de quatro tipos, quais sejam: a) Metodológica, bibliográfica, teórica e descritiva. ... c) Prática, explicativa, bibliográfica e empírica.

Quais são os objetivos de uma pesquisa científica?

O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. ... Estabelecer os objetivos de pesquisa indica o que o pesquisador pretende investigar e caracteriza sua visão a respeito do assunto ou tema.

O que é o objetivo específico?

O que é objetivo específico? Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa. Por esse motivo, os objetivos específicos costumam ser mais de um e, portanto, descritos no plural. Perceba que os objetivos específicos apresentam as ideias do pesquisa de forma mais detalhada.

Qual o assunto geral do texto?

Para compreender o assunto geral de um texto é necessário relacionar as diferentes informações para construir o seu sentido global. ... Um texto é formado por informações que estão explícitas para o leitor, e por informações que não estão tão evidentes.

Como interpretar qualquer texto?

Como interpretar um texto?

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. A primeira leitura do texto deverá ser feita com calma e sem interrupções. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.