Qual o objetivo de trabalhar as emoções na Educação Infantil?

Qual o objetivo de trabalhar as emoções na Educação Infantil?

OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.

Como aprender a controlar as emoções?

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia. ...
  8. Coloque em prática a resiliência.

Como trabalhar os sentimentos em sala de aula?

Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.

Como as 5 emoções básicas podem aparecer em um dia típico de trabalho na escola?

A pesquisa identifica cinco emoções consideradas básicas: Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto/Amor. Essas cinco emoções aparecem no ambiente de trabalho. Fico com raiva depois de receber uma avaliação de desempenho negativa. ... Emoções são diferentes de sentimentos, de humores e de personalidade.

Como trabalhar sentimentos?

Crie um álbum de sentimentos e emoções Dessa forma, fica mais fácil para elas entenderem o que é euforia, tristeza, raiva e outros sentimentos. Além disso, para ajudar a criança a entender as emoções, podemos perguntar a ela porque a pessoa ilustrada está se sentindo daquela forma e como ela se sentiria em seu lugar.

Como trabalhar os sentimentos das crianças?

Como trabalhar emoções com crianças?

  1. Procure sempre saber como foi o dia do seu filho e quando ele lhe contar algo dê atenção genuína ou peça que ele aguarde e em momento posterior dê atenção. ...
  2. Ensinando sobre emoções e expressões emocionais: Se não ensinarmos a criança a se conectar com seu mundo emocional, elas nunca entenderão a si mesmas.

Quando usamos as emoções?

Resposta. Resposta: Nós usamos as emoções em todos os momentos, quando estamos triste, felizes, com raiva, surpresa, nojo, etc...

Quais são as emoções que existem?

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Quais são as emoções associadas ao nojo?

O nojo é uma das emoções básicas da teoria das emoções de Robert Plutchik. Envolve uma expressão facial característica, uma das seis expressões faciais de emoção de Paul Ekman. Está também associado a uma queda nos batimentos cardíacos, em contraste, por exemplo, com medo ou raiva.

Quantas emoções nós temos?

Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six. Qualquer homem no mundo as demonstra com expressões faciais quando as sente, não tem jeito. Mas, na verdade, podem ser apenas quatro.

Quais são as emoções negativas?

Raiva, tristeza, insegurança, medo ou revolta são algumas das emoções negativas que podem tomar conta da nossa mente, que chegam muitas vezes sem aviso e sem sabermos o que realmente causou este sentimento ruim.