Quais as características da teoria pós-crítica?

Quais as características da teoria pós-crítica?

Segundo o quadro teórico elaborado Page 5 288 por Silva (2009), os pós-críticos enfatizam a cultura, o gênero, a etnia, a diferença e a linguagem. Já os críticos ressaltam o poder, a economia, a classe social e o conflito.

Quais as principais características das teorias pós-críticas do currículo?

Teorias pós-críticas do currículo Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além da questão das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito.

O que é teoria crítica do currículo?

De acordo com Silva (2002), a teoria crítica do currículo busca compreender o que faz o currículo, objetivando questionar as formas dominantes de conhecimento. Desse modo, ao realizar críticas, considera-se Page 12 96 que o currículo está intimamente interligado a questões de poder, não sendo, portanto, neutro.

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós-crítica?

Na teoria curricular pós-crítica existe uma continuidade do currículo crítico, porém com avanços em que além do aluno manter constante diálogo com o professor e com o grupo, precisa desenvolver autonomia no seu processo formativo, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento, segundo Eyng (2007), essa concepção ...

Qual é a concepção de currículo?

A visão do currículo como um texto refere-se a tudo que se escreve sobre os elementos da prática pedagógica, bem como a tudo o que se faz para desenvolvê-los nas escolas e nas salas de aulas. Ou seja, nessa concepção, incluem-se tanto as intenções relativas ao processo pedagógico como as vivências que o materializam.

Quais as principais temáticas trazidas pela teoria pós crítica do currículo?

são as ideias de razão, ciência, racionalidade e progresso, enquanto a pós-modernidade privilegia o relativismo, a subjetividade, a descrença nas grandes metanarrativas. Para tanto, a diferença entre as teorias está justamente pela forma que tratam a natureza humana ou do conhecimento, da cultura e da sociedade.

O que é teoria tradicional do currículo?

Teorias Tradicionais Segundo Silva (2009), a teoria tradicional de currículo busca a neutralidade, tendo como escopo principal promover a identificação dos objetivos da educação escolarizada, formando o trabalhador especializado ou, proporcionando uma educação geral e acadêmica.

O que são as teorias críticas em educação e como ajudam a entender o tema?

A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

Quais os principais expoentes da escola de Frankfurt?

Participaram da Escola de Frankfurt intelectuais como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Walter Benjamin e Jürgen Habermas.

Qual a relação da indústria cultural com a Escola de Frankfurt?

Indústria cultural, foi termo concebido pelos teóricos da escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer. As reflexões acerca desse tema surgiram a partir de uma “cultura industrializada” vista no período do nazismo, pois toda arte produzida era dirigida somente àquele sistema.

Qual a contribuição da Escola de Frankfurt na análise da arte e da cultura?

A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.

O que é cultura de massa para a Escola de Frankfurt?

Nesse sentido, a cultura de massa utiliza-se da arte para fazer algo distinto dela: movimentar o mecanismo capitalista. Os filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer criaram o termo “cultura de massa”. A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida.

O que é a cultura de massa?

Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.

Qual a influência da cultura de massa sobre as perspectivas do trabalho?

A influência direta da cultura de massa na vida das pessoas do campo ocorreu pela razão de que atualmente o sujeito do campo tem acesso aos meios de comunicação, e, portanto, mantém contato com a cultura de massa, internalizando os valores difundidos por essa cultura, como o consumismo.

Quando surgiu a cultura de massa?

O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada em inglês pop culture data da década de 1900.

O que é a dança de massa?

Danças de Massa, são danças que conseguem agradar um grande número de pessoas, seja com seu ritmo, ou até mesmo com a forma de dançar. ... Exemplo: Axé, Funk, Suingueira, Samba, Dança de Rua.

Quais as principais danças de massas brasileiras?

Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira.

Quais são os tipos de dança brasileira?

10 danças brasileiras que você precisa conhecer

  • Samba. O samba é o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo inteiro e possui diversas variações. ...
  • Pau de fitas. Pau de fitas é uma das danças brasileiras de origem portuguesa que hoje é típica no sul do país. ...
  • Carimbó ...
  • Bumba-meu-boi. ...
  • Frevo. ...
  • Maracatu. ...
  • Forró ...
  • Baião.