O que diz o currículo da cidade?

O que diz o currículo da cidade?

O Currículo da Cidade busca alinhar as orientações curriculares do Município de São Paulo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito ao longo da Educação Básica.

O que é o currículo da cidade na educação infantil?

Entendemos que currículo trata de organização, do fazer, de ações que acontecem no cotidiano das instituições de educação infantil, compreendendo uma complexa relação entre o que é prescrito e o vivido, o esperado e o inesperado, o visível e o oculto.

Qual é a importância do currículo na educação infantil?

Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.

Como devemos pensar o currículo na educação infantil?

Pensar em currículo para a Educação Infantil é pensar sobre a identidade dessas crianças, como elas aprendem, e como se desenvolvem assim como as necessidades e interesses desses pequeninos. Além disso, a construção do currículo deve passar pela questão que norteia as escolhas vinculadas à proposta Pedagógica.

Qual é a importância do currículo na educação?

Qual é a importância do currículo escolar Ele é de extrema importância no processo de aprendizado, pois norteia o trabalho dos educadores. ... É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado.

O que é o currículo na educação?

De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.

Qual é a importância de um currículo?

Um currículo bem estruturado é uma potencial ferramenta para chamar a atenção de um recrutador. Ele é a porta de entrada para entrevistas e possíveis empregos e deve ser bem estruturado para garantir que seu alvo - no caso, recrutadores -, sejam atingidos. ...

O que é currículo escolar como é elaborado qual sua finalidade?

Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.

Quem é responsável pela elaboração do currículo escolar?

Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...

Qual o papel do professor no desenvolvimento do currículo escolar?

Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.

Que tipo de currículo queremos?

Devemos ter um currículo que combine esse planejamento de longo prazo, necessariamente mais estável, com as propostas de ensino e aprendizagem que devem ser definidas em função da realidade concreta da sala de aula, onde o professor considera seus alunos, o lugar onde eles vivem, a escola em que estudam, suas histórias ...

O que é currículo segundo a Bncc?

É um documento para todas as escolas, sem exceção. Já o currículo é definido por cada instituição de ensino e, além dos elementos da Base, devem conter metodologias e abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Também devem estar presentes nos currículos todas as especificidades locais e diferenciais das instituições.

Quais são os tipos de currículo escolar?

O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador....Existem três tipos de manifestações de currículo:

  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

O que é o currículo prescrito?

Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e ...

O que é currículo real oculto é prescrito?

Currículo Prescrito ou Formal: É um conjunto de decisões normativas, ou seja, um currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, que o torna assim um currículodistanciado do real, pois não respeita a diversidade nem é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.

Como é chamado as manifestações no contexto escolar para além do currículo prescrito?

Como é chamado as manifestações no contexto escolar para além do currículo prescrito: I - Currículo oculto.

Quais são os três níveis de currículo?

Libâneo (2015) aponta que existem três níveis de currículo: formal, real, oculto. A distinção entre esses vários tipos de currículo serve para mostrar que o que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender, depende de muitos fatores e não apenas das disciplinas previstas na grade curricular.

O que é um currículo formal?

Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

Qual a diferença entre currículo formal e oculto?

O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. ... O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

Qual a diferença entre currículo formal e informal?

Representa a obrigação formal do professor, traduz-se num horário lectivo semanal para os alunos e professor e no cumprimento de programas previamente concebidos. O Currículo Informal, refere-se a todas as actividades estruturadas ou não estruturadas que decorram para além das actividades lectivas dos alunos.

O que é um currículo informal?

Por currículo informal entende-se toda a atividade estruturada ou não estruturada que faça parte da vida escolar dos alunos para além das atividades letivas”. São exemplos deste currículo: clubes escolares, desporto escolar, associações de estudantes, etc.

O que é o currículo explícito?

CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É aquele que é imposto pelo sistema de ensino: LDB, PCN e Propostas curriculares. São documentos oficiais decididos e formados por normas estabelecidas dentro dos gabinetes das Secretarias (federais, estaduais e municipais) de Educação.

Como é definido o currículo real?

Currículo real é transição pragmática do currículo formal,é a interpretação que professores e alunos constroem juntos,no exercício cotidiano,sejam conceituais,materiais ou na interação entre professor e alunos.

O que o currículo escolar expressa?

O currículo escolar expressa tudo que acontece no cotidiano escolar. Todas as relações que chegam a escola são vividas pelos alunos e transmitidas no colégio faz parte do currículo. Na medida em que o cotidiano da escola é estabelecido devido a essa troca de informações, hábitos e costumes dos alunos.

Quais são as teorias do currículo?

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

Quais as principais características que compõe o currículo formal?

CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.

Como fazer um currículo formal?

A estrutura de um currículo

  1. Dados pessoais. Nome completo, idade, informações de contato e cidade em que reside são os pontos principais a serem colocados. ...
  2. Objetivo profissional. ...
  3. Formação acadêmica. ...
  4. Formação complementar ou cursos extracurriculares. ...
  5. Experiência profissional.

Quais os elementos centrais do currículo integrado?

Esta proposta integra, ainda, formação geral, técnica e política, tendo o trabalho como princípio educativo. Desse princípio, que se torna eixo epistemológico e ético-político de organização curricular, decorrem os outros dois eixos do 'currículo integrado', a saber: a ciência e a cultura.

O que é um currículo integrado como uma opção educativa?

O 'currículo integrado' organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender.

O que o currículo contempla em seus aspectos?

O currículo escolar contempla aspectos, como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, interligada a Matemática, Português, Ciências, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Educação Religiosa.