O que é um estudo de caso em enfermagem?

O que é um estudo de caso em enfermagem?

Os estudos de casos clínicos, também chamados de estudos de casos informais, são os estudos aplicados na assistência direta de enfermagem, com o objetivo de realizar um estudo profundo dos problemas e necessidades do paciente, família e comunidade, proporcionando subsídios para enfermeira estudar a melhor estratégia ...

Como se faz um estudo de caso de enfermagem?

O roteiro instrucional elaborado está constituído de: (1) questões norteadoras; (2) identificação (do local ou pessoa em estudo); (3) resumo dos problemas ou alterações identificados; (4) fundamentação teórica; (5) alternativas ou propostas; (6) ações implementadas ou recomendas e (7) discussão.

Como deve ser feito um estudo de caso?

Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.

Como fazer análise de estudo de caso?

A análise de estudo de caso pode ser fragmentada nos seguintes passos:

  1. Identificar os fatos mais importantes relacionados ao caso.
  2. Identificar a questão ou questões-chave.
  3. Especificar medidas alternativas.
  4. Avaliar cada medida.
  5. Recomendar a melhor medida.

Quais são as etapas do estudo de caso?

Para desenvolver uma pesquisa utilizando o método do estudo de caso é preciso cumprir cinco etapas: delineamento da pesquisa; desenho da pesquisa; preparação e coleta dos dados; análise dos casos e entre os casos; e elaboração dos relatórios (figura 1).

O que é um estudo de caso controle?

Um estudo caso-controle é um estudo observacional para determinar se uma exposição está associada com um desfecho.

O que é um estudo de caso artigo?

O estudo de caso é um método de pesquisa para observar um tema na realidade, para explicar “como” e “por que” o fenômeno acontece. ... Isso porque, ao analisar um contexto específico na prática, que é seu objeto de pesquisa, você demonstra credibilidade e constrói uma autoridade sobre o tema.

O que é um estudo de caso PDF?

Um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenómeno contemporâneo dentro do seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenómeno e o contexto não estão claramente definidos (p. 32).

Como se escreve um estudo de caso?

Segue a divisão em partes ou paragrafo do que você deve considerar na escrita da conclusão:

  1. Breve descrição do seu trabalho.
  2. Um resumo das conclusões da pesquisa.
  3. Relação com as evidências existentes.
  4. Impactos e implicações que os resultados podem gerar.
  5. Limitações do estudo.
  6. Trabalhos futuros.

O que é um estudo de caso Scielo?

O Estudo de Caso é um procedimento utilizado habitualmente na intervenção clínica com objetivo de compreensão e planejamento da intervenção, destacando-se pela possibilidade de integração de diferentes técnicas e campos do conhecimento.

O que é um estudo de caso múltiplo?

Classificam-se em estudo de caso único ou estudo de casos múltiplos, sendo este segundo tipo aquele que envolve mais do que um único caso e tem como vantagem proporcionar, por meio das evidências dos casos, um estudo mais robusto(2-3). Assim como os vários métodos, os estudos de caso possuem vantagens e desvantagens.

Quando surgiu o estudo de caso?

Estudo de caso é uma estratégia metodológica de se fazer pesquisa nas ciências sociais e nas ciências da saúde. ... O método surgiu na Medicina há mais de dois mil anos, quando o grego Hipócrates (460?-377 a.C.) relacionou 14 casos clínicos.

O que é um estudo de caso segundo autores?

O estudo de caso permite, conforme Gil (2007), que o objeto estudado tenha preservada sua unidade, mesmo que ele se entrelace com o contexto onde está inserido; que sejam formuladas hipóteses e teorias; e permite a explicação de variáveis em situações ainda que complexas.

O que é um estudo de caso qualitativo?

O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. ... A tendência do Estudo de Caso é tentar esclarecer decisões a serem tomadas. Ele Investiga um fenômeno contemporâneo partindo do seu contexto real, utilizando de múltiplas fontes de evidências.

O que caracteriza a pesquisa ação?

"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...

Quando se trata de estudo de caso e controle as medidas são analisadas de que forma?

Nos estudos caso-controle, primeiramente, identificam-se indivíduos com a doença (casos) e, para efeito de comparação, indivíduos sem a doença (controles) (Tabela 4). Depois, determina-se (mediante entrevista ou consulta a prontuários, por exemplo) qual é a Odds da exposição entre casos (a/c) e controles (b/d).

Quando usar Odds Ratio?

É usualmente utilizado em estudos de coorte. O odds ratio é uma estimativa do risco relativo. Possui a mesma interpretação, apesar de ser baseado em uma fórmula diferente. Esta medida é particularmente indicada para estudos de caso-controle.

Quais os fatores para realização de um inquérito epidemiológico?

Inquérito epidemiológico em escolares: determinantes e prevalência de fatores de risco cardiovascular

  • Introdução.
  • Métodos.
  • Qualidade das informações coletadas.
  • Análise estatística.
  • Critérios éticos.
  • Resultados.

Quais as perguntas utilizadas numa abordagem epidemiológica?

Eis alguns exemplos de perguntas utilizadas numa abordagem epide- miológica: O câncer da D. Hermelinda e a doença pulmonar obstrutiva crô- nica de Seu Benedito são casos isolados ou freqüentes? Quais são os fatores que determinam essas doenças?

Quais os métodos empregados em epidemiologia?

Métodos de seleção dos elementos na amostra probabilística. Testes diagnósticos: indicadores de validade, determinantes do valor preditivo, relação entre sensibilidade e especificidade, interpretação dos testes diagnósticos. associação, analise bivariada, analise estratificada e modelagem.

Como fazer uma pesquisa epidemiológica?

O primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo pelas variáveis de Pessoa, Lugar e Tempo, respondendo às questões básicas da epidemiologia descritiva: - Quem foram os atingidos pelo dano? - Sobre quem ocorre determinada doença? - Quando foram atingidos pelo dano?

O que é estudo transversal em epidemiologia?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é análise epidemiológica?

O modelo base de análise em epidemiologia fundase na estatística, mas a sua classificação enraíza-se na patologia. Estuda-se o fenômeno de saúde representado por uma ou mais variáveis: dependentes e explicativas, consideradas relevantes para um dado problema de saúde.

O que é uma semana epidemiológica?

Por convenção internacional as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado. A primeira semana do ano é aquela que contém o maior número de dias de janeiro e a última que contém o maior número de dias de dezembro.

Qual é o conceito de epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.