Qual é o conceito de estratégia?

Qual é o conceito de estratégia?

Significado de Estratégica adjetivo Relativo à planificação, aos métodos ou aos meios usados para se alcançar ou obter alguma coisa; relacionado com stratégia. ... Que contém estratégia; feito ou desenvolvido a partir de estratégia. Etimologia (origem da palavra estratégica).

O que é estratégia para a administração?

É a administração da empresa que está sempre verificando sua razão de existir no mercado, como vai operar e aonde quer chegar em determinados prazos. O tema administração estratégica deve ser conhecido por todas as pessoas que estão à frente da administração de uma empresa.

Qual é o objetivo da estratégia?

Objetivo está relacionado com alvo a ser alcançado. Estratégia está relacionada com a maneira que vamos utilizar para alcançar o alvo desejado, enfim, o objetivo. Objetivo é o destino. Estratégia é o caminho.

Como Chiavenato define estratégia?

No entanto, para a área empresarial, Chiavenato (2013, p. 234) aborda a estratégia sendo definida como “a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando os objetivos à longo prazo”.

O que é estratégia Segundo autores?

Já para MINTZBERG e QUINN (1991), estratégia “é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso”. MEIRELLES e GONÇALVES (2001) definem estratégia como a “disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente”.

O que é estratégia artigo?

e Strickland III (1995) Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. ... Miller e Dess (1996) Estratégia é um conjunto de planos feitos ou decisões tomadas num esforço para ajudar as organizações a atingirem seus objetivos.

O que é uma estratégia PDF?

Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente. ... Ainda de acordo com Mintzberg (2001) estratégia trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um processo formalizado e articulador de resultados.

O que é a estratégia Porter?

Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa”. ...

Como a ação estratégica pode ser caracterizada?

É um conjunto de decisões envolvendo ações mais limitadas, prazos mais curtos (médio prazo), áreas menos amplas e níveis mais baixos na hierarquia da organização. Envolve os esquemas de tarefas e operações, e se preocupa, basicamente, com o como fazer.

O que é uma área estratégica de negócios?

Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado alcançar a máxima eficiência e eficácia.

Quando no mercado prevalecem as oportunidades e no ambiente externo prevalecem os pontos fortes a estratégia mais adequada a ser utilizada pela empresa e?

uma estratégia utilizada quando os pontos fortes e as oportunidades de mercado são predominantes. Diante dessa condição favorável, a organização pode decidir atuar em novos mercados, atender a novos clientes, empregar novas tecnologias ou até mesmo prospectar novos negócios. ... c) Estratégia de desenvolvimento.

Qual a relevância da análise do ambiente para a empresa?

A análise ambiental permite avaliar o cenário interno e externo da empresa e identificar quais questões precisam ser trabalhadas. Como dissemos, na introdução, uma das ferramentas mais usadas na análise ambiental de uma empresa é a Matriz SWOT (ou FOFA, em português).

Qual a importância da análise do ambiente dentro do processo estratégico de uma empresa?

O entendimento das transformações ambientais é uma peça chave para a realização de um bom Plano Estratégico, pois esta terá maior possibilidade de antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente em constante alteração.

Como a estratégia depende do ambiente em que atua?

Essas alterações ambientais contínuas exercem pressão sobre as organizações, no sentido de que produzem reações. ... A extensão da pressão, por sua vez, depende da extensão da mudança no ambiente, principalmente quando essa mudança implica em alteração de algum fator ambiental crítico.

Como as organizações se adaptam ou influenciam seus ambientes?

A organização deve compreender as forças que influenciam o ambiente e ser capaz de formular estratégias para se posicionar e enfrentar as mudanças ambientais. ... Assim, as forças do ambiente podem reduzir o desempenho da organização (BARNEY; HESTERLY, 2007), ou seja, ambiente pode determina o desempenho da organização.

Como se faz o reconhecimento do ambiente de tarefa?

Quando a organização produz um único produto ou serviço, seu ambiente de tarefa torna-se simples e homogêneo, mas quando a organização produz uma variedade de produtos ou serviços diferenciados, seu ambiente de tarefa torna-se complexo e heterogêneo.

Quais os benefícios da análise do ambiente interno?

Quais são os benefícios da análise de ambiente? Entre os principais benefícios da análise de ambiente está o favorecimento da comunicação entre as equipes, uma vez que o processo requer a cooperação de todos os envolvidos na elaboração do estudo ou problema verificado.

Quais são os componentes do ambiente interno?

interno: consiste nos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e suas instalações.

Por que é importante para uma empresa estudar e entender o seu ambiente interno?

Por que é importante para uma empresa estudar e entender o ambiente externo? Por que a empresa deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência e desenvolvimento, a administração precisa identificar as ameaças e oportunidades associadas.

O que é ambiente interno e externo de uma empresa?

Ambiente externo: é a situação na qual as organizações existem e operam, e é composto por elementos que são externos aos limites da organização. O ambiente interno é formado pelos, como trabalhadores, consultores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.

O que é o diagnostico empresarial e quais suas vantagens?

Realizar o diagnóstico empresarial permite saber em quais áreas os erros estão sendo cometidos e pensar em ações bem direcionadas dentro da organização. É possível identificar desperdícios, baixa produtividade, controle de estoque ineficiente, problemas de logística, entre outros aspectos.

São fatores exclusivos do ambiente interno das organizações?

São fatores exclusivos do ambiente interno das organizações: Clima organizacional, Fornecedores e Clientes. ... Fornecedores, Clientes e Concorrentes fazem parte do microambiente da organização, ou seja, são elementos do ambiente externo.

Quais elementos são considerados como bases da estratégia na análise interna de uma organização?

Os fatores internos envolvem aspectos como ineficiências operacionais, falta de motivação dos colaboradores e limitações financeiras. Os fatores externos, por sua vez, podem incluir tendências políticas e econômicas, mudança nos hábitos do consumidor e a entrada de novos competidores no mercado.

Como o ambiente natural pode favorecer uma empresa?

O ambiente natural inclui os recursos exigidos e afetados pelas organizações. No ambiente tecnológico são analisados o conhecimento e ferramentas disponíveis para executar atividades organizacionais. Por ultimo o ambiente competitivo que consiste em outras empresas que podem satisfazer a demanda de mercado.

Como se denominam os fatores positivos e negativos do ambiente externo de uma empresa?

  • Forças (aspecto interno) - são as vantagens presentes na empresa. ...
  • Fraquezas (aspecto interno) - são os pontos de falha ou desvantagens da empresa. ...
  • Oportunidades (aspecto externo) - são as vantagens presentes no ambiente externo, ou seja, fora da empresa.