Como se lê na clave de dó?

Como se lê na clave de dó?

Claves. O espaço acima de Sol é Lá, a linha seguinte é Si, o espaço seguinte é Dó… e assim por diante. Subindo, as notas vão ficando mais agudas. Mesma lógica para baixo, com as notas ficando mais graves.

Qual a diferença da clave de sol para a clave de fá?

Na clave de sol (3o oitava, no piano) lê-se a nota sol na linha em que a clave inicia. ... Já a clave de fá é mais usada quando se tem notas mais graves, pois lê-se, na linha em que a clave inicia, o (2o oitava, no piano).

Como aprender a tocar clave de fá?

Então vamos pegar esse dó central que fica no meio do teclado e contar a escala de trás para frente ou seja de cima para baixo, como vemos na figura abaixo. (dó, si, lá, sol, , mi, re, dó). E as outras notas são encontrada de acordo com a escala, também temos outra maneira de entender e aprender a ler a clave de fá.

Como transportar de clave de fá a clave de sol?

Se sua referência for a clave de fá, vc terá que subir uma 5ª (cinco notas: mi-fá-sol-lá-si, ou seja, o ex-dó da clave de sol, que virou mi na clave de fá, passa a ser um si na clave de dó) ou descer uma 4ª (quatro notas: mi-ré-dó-si)...

Qual é o tom da segunda voz?

A diferença está em timbragem e volume. Normalmente o backing é feito com a voz mais suave, ele segue mais as terças e quintas dos acordes e fica em plano de fundo. Já a segunda voz tem a melodia mais desenhada, e também pode seguir as terças, e o timbre fica mais colado na primeira voz.

O que faz a segunda voz?

Bom, para fazer a segunda voz, podemos usar uma regra bem simples: Para cada nota cantada na partitura ou que você estiver cantando, a segunda voz pode ser feita com a terça nota da escala da música em questão. ... Se a nota cantada é G, a segunda voz será B. Ou, se a nota cantada é D, a segunda voz será F#.

Qual a diferença entre a primeira e segunda voz?

No linguajar popular, entende-se que a “primerera” é a voz principal da dupla e, por consequência, a “segundera” é a voz que dá forma e ajuda a encorpar determinadas partes da música. Esses conceitos acima, de fato, não são de todo errado.

Como se faz uma segunda voz?

Para cantar a 2° voz da forma correta você precisa:

  1. Estudar a afinação (escalas e acordes);
  2. Identificar a melodia principal da música (aquela voz que fica na cabeça);
  3. Cantar dentro dos limites do seu naipe vocal;
  4. Executar a 2° voz dentro dos acordes da melodia;