O que é auxina vegetal?

O que é auxina vegetal?

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).

Qual é a função das Citocininas?

As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... Esses hormônios têm como função atuar no crescimento de gemas laterais e na germinação de sementes, retardar o envelhecimento das folhas, entre outras.

Qual a ação da auxina na frutificação?

A auxina, quando em altas concentrações no ápice das plantas, inibe o crescimento das gemas laterais, em um fenômeno chamado de dominância apical. ... É a partir disso que surgiu a poda das plantas, que consiste no ato de se retirar as gemas apicais para o desenvolvimento das gemas laterais.

Qual o efeito de Auxinas nos seguintes processos?

Qual o efeito de auxinas nos seguintes processos: Crescimento de caules e de raízes Indução de raízes laterais Dominância apical Desenvolvimento de fr - Fisiologia Vegetal.

Porque a remoção do ápice Caulinar promove crescimento?

Dominância apical: o ápice caulinar produz uma quantidade de auxina que inibe o crescimento das gemas laterais. Quando este é podado, as gema laterais se desenvolvem formando novos ramos. ... Desenvolvimento do sistema vascular: a auxina estimula a formação de tecidos vasculares (xilema e floema).

Onde é produzida a auxina?

As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes.

Onde é produzido a giberelina?

Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...

Onde é produzida a Citocinina?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

Qual é o local de produção do ácido abscísico?

Esse hormônio pode ser encontrado em todas as partes das plantas, mas, acredita-se que a sua produção ocorra nas regiões meristemáticas, nas raízes, no caule, nas flores, sendo que frequentemente altas concentrações são encontradas nos frutos, nas sementes, nas gemas e nas folhas.

Quais são as funções do ácido abscísico?

O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.

Onde é produzido e quais efeitos o ABA gera na planta?

O ácido abscísico é um hormônio vegetal relacionado à inibição do crescimento, dormência das sementes e gemas, além do fechamento estomático. O ácido abscísico é um hormônio vegetal também conhecido pela sigla ABA. ... Esse hormônio é produzido a partir do ácido mevalônico nos cloroplastos e em outros plastídios.

Qual a função do ácido abscísico e por que ele é chamado de hormônio do estresse?

O ácido abscísico é conhecido por inibir a produção dessas enzimas, enquanto a giberelina promove. A elucidação da participação do ácido abscísico em respostas ao frio, salinidade e estresse hídrico levou a sua denominação como hormônio do estresse.

Onde os Estomatos são encontrados na planta?

Os estômatos garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio. ... Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal, principalmente das folhas. Essas estruturas especializadas garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio.

Como o etileno e transportado ao longo da planta?

O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente podemos pressupor que essa folha esteja?

(UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, pode-se pressupor que essa folha esteja: ... Podemos concluir que a folha está em sua fase senescente, pois a auxina é produzida nos primórdios foliares e em folhas jovens.

É possível produzir frutos Partenocárpicos artificialmente através de aplicação dos hormônios?

A auxina existe na parede do ovário e também nos tubos polínicos é que garante o crescimento do fruto. Artificialmente, é possível produzir frutos partenocárpicos por meio da aplicação de auxinas diretamente nos ovários, retirando-se previamente os estames para evitar polinização.

Quando se poda uma roseira Observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos Isto ocorre porque as gemas laterais?

(FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais: a) passam a produzir menos auxinas; ... e) recebem menos auxinas.

Quando se elimina a gema apical de uma roseira geralmente está *?

Resposta. A auxina produzida pela gema apical inibe o crescimento das gemas laterais. Com a eliminação da gema apical, fenômeno da poda, elimina esse efeito inibidor sobre as gemas laterais, que passam a se desenvolver formando novos ramos.

Qual é o principal fito hormônio responsável por estimular a germinação das sementes?

giberelina

Quais são os hormônios que atuam no processo natural de formação dos frutos?

Etileno

Qual o hormônio vegetal que pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?

giberelina

Qual o efeito do etileno?

Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.

Quantos e quais são os hormônios vegetais?

Entre as categorias de hormônios vegetais, relacionados à divisão celular, crescimento e diferenciação, destaca-se: As auxinas (ácido indolacético – AIA), giberelinas, etileno, ácido abscísico e citocininas. Ação hormonal no desenvolvimento e crescimento vegetal.

São feitas as seguintes afirmativas sobre hormônios vegetais?

Sobre os hormônios vegetais são feitas as seguintes afirmativas: I. Auxina é importante na dominância apical e no desenvolvimento de frutos; ... Etileno estimula o amadurecimento de frutos.

São hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas?

O etileno é o hormônio que estimula o amadurecimento de frutos e abscisão (queda) foliar.

Qual dos hormônios presentes nas células vegetais é o responsável pela inibição ou estimula o crescimento dos tecidos das raízes e do caule?

O ácido abscísico é um hormônio que tem como principal função a inibição do crescimento das plantas. Para isso, ele atua retardando as gemas e as sementes e promovendo o envelhecimento das estruturas da planta. São produzidos principalmente nas folhas, no caule e na extremidade das raízes.