O que são os documentos oficiais?

O que são os documentos oficiais?

É um documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou observação. ...  Estrutura  Título: DECLARAÇÃO.  Texto: nome do declarante – identificação pessoal ou profissional (ou ambas),  residência, domicílio, finalidade e exposição de assunto  Local e data.

Qual a formatação para documentos oficiais?

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:

  • a) tamanho de papel: A4 (29,7 cm x 21cm);
  • b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
  • c) margem lateral direita: 1,5 cm;
  • d) margem superior e inferior: 2 cm;

Qual a melhor fonte para documentos oficiais?

Qual fonte utilizar em minha apresentação?

  • Arial. A Arial é uma fonte que funciona muito bem para títulos e palavras em destaque, ainda mais se optar pela sua versão em negrito. ...
  • Times New Roman. Uma fonte mais séria, para públicos mais conservadores ou mensagens sérias. ...
  • Helvetica. ...
  • Verdana. ...
  • Calibri. ...
  • Tahoma.

Como fazer um documento oficial?

Prezado(a) sr. (sra.) [cargo ou função do destinatário], Eu, [seu nome], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número de seu CPF], residente e domiciliado à [informar cidade ou endereço], sirvo-me do presente para solicitar [descreva sua solicitação e a finalidade pretendida].

Como responder um E-mail de solicitação de documentos?

Esperamos seja o que necessita. Se de alguma maneira pudermos ajudá-lo no futuro, colocamo-nos à disposição para o que for necessário. Atenciosamente.

Como responder cartas?

Faça as considerações finais.

  1. Reitere o propósito da carta. Se tiver convidado seu amigo para uma festa, escreva “Espero que você possa vir”. ...
  2. Incentive seu amigo a responder. Escreva “Espero receber notícias suas em breve” ou “Aguardo sua resposta”.

Como responder a uma carta convite?

Explicar como serão feitas as cartas-resposta: "Vocês responderão à carta-convite que eu fiz. Para isso, vou separar vocês em grupos. Cada grupo fará o desenho de seu monstro e, junto comigo, responderá ao convite. Enquanto um grupo escreve comigo a resposta ao convite, os demais produzem o seu desenho.

O que é timbre pessoal na carta?

1º passo: o papel deve ter o timbre com as informações necessárias (nome, endereço e etc.). 2º passo: o nome da cidade e a data são colocados abaixo do timbre. Vírgula depois do nome da cidade, nome do mês em minúsculo e ponto final após o ano. 3º passo: nome e destinatário abaixo da localidade e data.

O que é uma carta resposta?

Esta carta deve ser preenchida com as respostas referentes às pendências emitidas pelo parecer da relatoria. IMPORTANTE: as alterações devem, primeiramente, ser feitas na PLATBR (dentro do texto e espaços destinados) e a carta anexada à mesma, PREFERENCIALMENTE ASSINADA PELO PESQUISADOR RESPONSÁVEL.

Como eu faço para rastrear uma carta registrada?

O Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios (SRO) possibilita o acompanhamento dos objetos registrados (por exemplo, carta registrada, telegrama, PAC, SEDEX, entre outros) desde a sua postagem até a entrega.

Como enviar carta resposta na Plataforma Brasil?

Na aba pesquisador selecione a pesquisa que deseja ver o parecer. Clique no ícone “lupa” e baixe, na lista de documentos o Parecer Consubstanciado. 2) Após visualisar o parecer e elaborar as respostas salvando-as em documento no formato Word ( carta resposta).

Como responder as pendências da Plataforma Brasil?

Para responder às pendências, elabore uma carta formal e anexe-a na Plataforma Brasil com título: RESPOSTA ÀS PENDÊNCIAS. Responda tudo que foi questionado e solicitado pelo CEPSH no Parecer Consubstanciado.

Como editar um projeto na Plataforma Brasil?

Acesse o endereço: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil; 2. Após a aprovação do seu Projeto de Pesquisa, na coluna “Gestão de Pesquisa”, clique na terceira opção, “Submeter Emenda”. Esta opção permite que sejam feitas alterações no conteúdo do projeto; 3.

Como colocar o trabalho na Plataforma Brasil?

ETAPA 1: O pesquisador responsável deverá se cadastrar no site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil Criar um login para ter acesso ao sistema (caso o projeto seja de aluno de graduação ou pós-graduação, o projeto deverá ser cadastrado pelo orientador);

Como anexar o currículo na Plataforma Brasil?

Curriculum Vitae do pesquisador (em formato doc, docx, odt ou pdf) ou o endereço eletrônico do currículo na Plataforma Lattes; Documento com foto digitalizado (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Motorista, em formato jpg ou pfd);

O que colocar na parte desenho da Plataforma Brasil?

3 - Desenho do estudo: Aqui vai o tipo de pesquisa: Ex. Experimental, observacional, descritiva, exploratória, documental, histórica, etc. Apoio financeiro: Neste campo, você deve colocar o nome da instituição financiadora (se houver). Se não houver, no item “tipo” colocar financiamento próprio.

O que é o desenho do projeto na Plataforma Brasil?

O conceito de DESENHO de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como a população e a amostra estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção ...

O que é o desenho de uma pesquisa?

O desenho de pesquisa é definido como os métodos e técnicas escolhidos por um pesquisador, que ao combiná-los de maneira razoavelmente lógica, possuem a finalidade de que o problema de pesquisa seja tratado eficientemente. Além disso, é um guia sobre como realizar uma pesquisa usando uma metodologia específica.

O que é o CAAE na Plataforma Brasil?

O que significa a sigla CAAE? Certificado de Apresentação de Apreciação Ética – é a numeração gerada para identificar o projeto de pesquisa que entra para apreciação ética no CEP. O que é uma Instituição Proponente? É a instituição que propõe o estudo: universidade, entidades, etc.

O que é CEP Plataforma Brasil?

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. ... O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas.

Qual o objetivo da Plataforma Brasil?

A Plataforma Brasil é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética em todo o país.

O que é CEP Comitê de Ética e Pesquisa?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interes- ses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no ...

Como cadastrar me na Plataforma Brasil?

Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf e se cadastrar. currículo na Plataforma Lattes); • Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto (em formato jpg ou pdf);

Quem pode se cadastrar na Plataforma Brasil?

Para realizar a submissão dos projetos, TODOS os membros que fazem parte da equipe do projeto (orientador, coorientador e estudantes) devem obrigatoriamente fazer o seu cadastro na Plataforma Brasil.

Qual o site da Plataforma Brasil?

No dia 9 de setembro de 2011 foi lançada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) a Plataforma Brasil http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf, recurso que substitui o Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (SISNEP).

Como entrar no site da Plataforma Brasil?

Acesse http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf e realize seu cadastro.