Quais são as possíveis atuações do professor no processo de aprendizagem?

Quais são as possíveis atuações do professor no processo de aprendizagem?

O ponto de partida do trabalho do educador para possibilitar a aprendizagem é esta capacidade de indução, de provocação, de estímulo para a motivação; quem vai conhecer é o sujeito, porém o outro sujeito, o educador, faz o acompanhamento na perspectiva de despertar, de provocar o sujeito para tal.

Quais os elementos constitutivos de um plano de aula?

Resposta. Cabeçalho, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, metodologias de avaliação, referências.

Quais são os elementos constitutivos da Didatica?

DSão elementos constitutivos do didática: organização do espaço e tempo, organização curricular e organização dos recursos audiovisuais. ESão elementos constitutivos do planejamento: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação, relação professor e aluno, recursos humanos e audiovisuais.

Quais são os três elementos centrais da didática?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

Qual é o lugar dos conteúdos entre os elementos constitutivos do processo didático?

9) Qual é o lugar dos conteúdos entre os elementos constitutivos do processo didático. R: O conteúdo é o núcleo da instrução. Junto com outros elementos concretiza a ação didática, que tem fundamento na relação entre o aluno e a matéria, com a meta de apropriar-se dela com a mediação do professor.

Quais são os três aspectos importantes na formação do professor?

Três aspectos que podem ser citados são: - Processo de aprendizagem: processo em que as competências, habilidades, valores e conhecimentos são adquiridos ou modificados. - Avaliação da aprendizagem: tarefa didática atribuída ao professor usada para acompanhar os resultados do aluno.

Qual a importância da Didatica para o aluno?

Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.

Qual a situação atual da didática?

A Didática refere-se principalmente ao saber fazer pedagógico do professor, ou seja, do seu saber de como e o quê deve ensinar adquirido em sua formação. Ela reporta sobretudo ao conhecimento teórico e prático daquilo que se ensina, mais até do que a própria Metodologia de Ensino.

Quando o significado de didática como teoria do ensino ganhou força?

O significado de Didática como teoria do ensino ganhou força a partir do século XVII, com a obra Didática Magna, do pastor protestante João Amós Comênio (1592-1670), publicada pela primeira vez em fins de 1657. ... Assim como fazer ciência era aplicar um método, também ensinar era aplicar um método (AZANHA, 1987:68).