Qual é o conceito de região para a Geografia?

Qual é o conceito de região para a Geografia?

Na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.

Quais elementos da paisagem mostra acima compõem o primeiro o segundo e o terceiro plano?

Resposta. Resposta:Os prédios , as casas,as matas e as árvores.

Quais são os elementos de cada plano da paisagem?

Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.

Quais são os principais elementos da paisagem transformada?

Resposta. Quando uma paisagem é transformada ela é chamada de paisagem geográfica e alguns dos elementos são prédios, casas, construções principalmente quando foi transformada por humanos. Essas transformações são chamadas de transformações artificias.

Que elementos naturais você identifica na fotografia fale para os colegas?

Resposta. Explicação: Os elemetos naturais que compõe a paisagem são aqueles construidos pela natureza: as formas de relevo (montanhas , serras , planaltos e planícies), a hidrografia (rios , lagos , oceanos e mares) , a vegetação etc. É só você observar os elementos que se encaixam segundo essa explicação!

Que elementos você identifica na fotografia?

Resposta. Resposta: Ar, terra e água.

Quais são as ações humanas que modificam a paisagem?

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.

Como os seres humanos transformam a paisagem?

Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência. ... Muitas das transformações das paisagens ocorrem de maneira indireta, sem intenção deliberada, como a destruição das matas pela chuva ácida, ou das zonas costeiras pelo derramamento de petróleo.

Como o ser humano pode transformar as paisagens?

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

Quais tecnologias o ser humano utiliza para transformar as paisagens?

acabam sendo as mais transformadas: mata são substituídas por lavouras e pastagens, originando paisagens agrárias;surgem cidades vírgulas que constituem as paisagens urbanas; instalam-se fábricas , que formam as paisagens industriais; constrói-se estradas, Pontes, aeroporto, túneis; minérios são explorados em minas.

Porque as paisagens são transformadas pelo ser humano?

As paisagens são transformadas pela ação do ser humano para dar lugar as atividades econômicas, moradia e obtenção de recursos naturais, o que pode causar danos ao meio ambiente, como a destruição da vegetação, que provoca a redução da umidade do ar e a erosão pela retirada da vegetação, pois o solo fica exposto à ...

Como o ser humano atua na modificação do relevo?

Resposta: O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.

Quais os impactos das atividades humanas no relevo?

Outras transformações recorrentes estão relacionadas à construção de túneis e aberturas de minas a partir da perfuração de montanhas. Em locais mais industrializados ou populosos, observa-se uma elevada liberação de resíduos orgânicos e poluição de fábricas, ações que poluem rios, oceanos e o ar.