O que é a concordância do verbo com o sujeito?

O que é a concordância do verbo com o sujeito?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

Como explicar concordância verbal?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Que conclusão podemos tirar sobre a concordância entre o sujeito e o verbo de uma oração?

A concordância verbal, como o nome indica, diz respeito à relação existente entre o sujeito e o verbo, visto que o verbo deve concordar com o sujeito em pessoa e número. Ou seja, deve existir uma concordância entre singular e plural, assim como a flexão em primeira, segunda ou terceira pessoa.

O que é sujeito do verbo?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Qual é o sujeito ou os sujeitos que se relacionam aos verbos tirar ter e viver?

Dessa forma, torna-se providencial afirmarmos que ele se classifica como intransitivo no sentido de “durar, ter vida ou existência, subsistir, comportar-se”: O cão ainda vive / Vive tranquilamente.

Qual é o sujeito da oração anterior?

O sujeito pode ocupar diferentes posições no interior das orações, aparecendo antes, após ou no interior do predicado. ... A posição do sujeito nessa oração é anterior ao predicado, por isso, é chamada de ordem direta.

Quem função sintática?

O pronome relativo “quem” exerce uma importante função sintática na oração: a de evitar a repetição de termos expressos anteriormente.