O que são os Osteíctes?

O que são os Osteíctes?

Normalmente classificamos os peixes em dois grandes grupos: os cartilaginosos e os ósseos. Os peixes ósseos, também chamados de osteíctes ou osteichthyes, são o grupo de vertebrados com maior número de espécies, incluindo representantes de água doce e salgada.

Quais as principais características dos Osteíctes?

Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.

Qual é a função do opérculo?

Estrutura presente nos peixes ósseos responsável pela proteção das brânquias. Palavras-chave: actinopterígios, respiração, proteção.

O que são nadadeiras lobadas?

Isso porque, assim como os peixes pulmonados, o celacanto também possui nadadeiras lobadas, isto é, nadadeiras com ossos que, nos animais de quatro patas, correspondem aos ossos dos braços e pernas. ...

Quais as características morfológicas que distinguem os peixes de nadadeiras lobadas?

Os sarcopterígeos caracterizam-se por nadadeiras pares lobadas, cuja estrutura deu origem às patas dos tetrápodes. Estas são formadas por um eixo ósseo central que dá origem aos raios dérmicos, permitindo a inserção de músculos.

Qual a diferença entre os peixes ósseos e cartilaginosos?

Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. ... Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.

O que significa a palavra Tetrapodes?

Os tetrápodes (Tetrapoda) constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, possuidores de quatro membros. ... O conceito de Tetrapoda inclui todas as aves (as asas são membros anteriores), enquanto que quadrúpede neste caso não se aplica (as asas não são "patas").

Quais são as características dos tetrápodes?

Resumo das características principais dos tetrápodes: - São animais vertebrados, ou seja, possuem coluna vertebral segmentada e crânio, cuja função é realizar a proteção do cérebro. - São animais cordados. Possuem sistema digestório completo, tubo nervoso dorsal e simetria bilateral.

Que característica e adaptações permitiram aos anfíbios à vida terrestre?

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a colonizar o ambiente terrestre. ... Uma das principais adaptações ao ambiente terrestre foi a presença de pulmões, estruturas capazes de realizar trocas gasosas com o ar atmosférico, possibilitando aos anfíbios respirar em terra firme.

Qual a função do Âmnio para a aquisição do ambiente terrestre?

O âmnio, que tem origem do mesoderme, trata-se de uma membrana que envolve completamente o corpo do embrião, delimitando uma câmara (cavidade amniótica) cheia de líquido. Ele protege o embrião contra choques mecânicos que ocorrem em peixes, anfíbios e répteis.

Quais características um ser vivo precisa adquirir ao longo da evolução para conseguir sobreviver em um ambiente terrestre?

Resposta: Ter uma respiração independente de água. Possuir membros locomotores que não dependam de água. Capacidade de eliminar excretas menos tóxicas.

Quais características possibilitaram as plantas a sobreviverem no ambiente terrestre?

Realização de trocas gasosas. Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. ... Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.

Qual é o elemento que possibilita a um ser vivo sobreviver as condições hostis de um determinado ambiente?

Resposta. Resposta: O clima é um dos elementos mais importantes dentro do grupo dos fatores de ordem física, pois este “influencia diretamente as plantas, os animais (incluindo o homem) e o solo.

Quando surgiram os musgos?

Elas surgiram durante o período Cambriano, ao mesmo tempo que se desenvolveram os primeiros animais multicelulares.

Qual é a origem das plantas?

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. As primeiras formas de vida vegetal, as algas, também vieram da água. ... Depois destas surgiram vegetais como os musgos – aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas.

Quais são os indícios da origem das plantas terrestres explique?

Estudos genômicos feitos pelo biólogo Luiz Eduardo Vieira Del Bem, professor visitante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA, indicam que a origem de todas as plantas terrestres remonta ao aparecimento de algas unicelulares terrestres, o que teria acontecido há pelo menos 600 milhões de anos atrás - e não há ...

Quais foram as primeiras plantas terrestres?

As primeiras plantas terrestres a colonizarem o ambiente foram antóceros, hepáticas e musgos (antigamente referidas como briófitas). ... Posteriormente, surge o grupo das samambaias e licófitas (antigamente referidas como pteridófitas), as primeiras plantas a apresentarem tecidos vasculares conhecidos como xilema e floema.

Como é dividido o corpo das pteridófitas?

O corpo das pteridófitas já pode ser dividido em raiz, caule e folhas. No caule, estão presentes os vasos condutores que nutrem todo o organismo. O caule pode ser subcutâneo e crescer abaixo do solo, ou, ainda, paralelo à sua superfície, sendo, assim, chamado de rizoma.

Qual a origem dos grandes grupos de plantas?

Das briófitas vieram as pteridófitas, que passaram a ter vasos condutores de seiva. Destas vieram as giminospermas, que passaram a ter sementes e grãos de pólen, e enfim as angiospermas que desenvolveram as flores e frutos.