Qual a característica do tecido epitelial de revestimento?

Qual a característica do tecido epitelial de revestimento?

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.

Quais são os tipos de epitélios de revestimento estudados?

De acordo com o número de camadas celulares o epitélio pode ser simples (com uma camada celular tocando da lâmina basal) ou estratificado (mais de uma camada celular. De acordo com o formato das células: as pavimentosas/escamosas/planas, cúbicas ou prismáticas (colunares ou cilíndricas).

Qual é a especialização que encontramos no epitélio da traqueia?

Na figura é possível perceber que se trata de um epitélio pseudoestratificado ciliado. A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. ... Externamente, a traqueia é revestida por tecido conjuntivo frouxo.

Qual principal tipo de fluxo encontrado na traqueia?

Quando o organismo percebe a presença de partículas estranhas, os músculos da traqueia contraem, aumentando a velocidade do fluxo de ar, o que produz o reflexo da tosse.

Como é chamado o ponto de divisão da traqueia?

A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência anteroposterior que recebe o nome de carina da traqueia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios. 13. Como é chamado o ponto de divisão da traqueia? Carina da traqueia.

Quais são os tipos celulares do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.

Onde são encontradas as cartilagens?

Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.