O que gera a energia elétrica?

O que gera a energia elétrica?

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).

Como é gerada a energia do nosso país?

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas. ... A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

Porque a energia nuclear é uma energia cara?

Mais cara, quando comparada a outras formas; Risco de acidentes nucleares; Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

O que é energia técnica?

A energia térmica ou energia interna é definida como a soma da energia cinética e potencial associada aos elementos microscópios que constituem a matéria. Os átomos e moléculas que formam os corpos apresentam movimentos aleatórios de translação, rotação e vibração.

Porque os países usam energia nuclear?

Por ser uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. As usinas nucleares já respondem por 16% da energia elétrica produzida no mundo. ... A Coreia do Sul, China, Índia, Argentina e México também possuem usinas nucleares.

O que é a energia nuclear e como funciona?

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear.

Qual é a principal utilização da energia nuclear?

Embora utilizada inicialmente para fins militares, depois das experiências catastróficas de Hiroshima e Nagasaki, a energia nuclear passou a ser utilizada, principalmente, para fins pacíficos. Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares.

Quais são os riscos da energia nuclear?

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...

Qual o princípio de funcionamento de uma usina nuclear?

O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.

Quais características tornam o urânio um bom combustível para as usinas nucleares?

Em uma usina nuclear, a energia é gerada pelo processo de fissão nuclear do urânio - ou seja, a quebra dos átomos - que ocorre dentro de uma estrutura chamada de reator. ... "O combustível nuclear é o mais denso que o homem pode utilizar, ou seja, uma pequena quantidade produz muita energia", explica Guimarães.

Como os átomos de urânio viram combustível para as usinas nucleares?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

Quais etapas de enriquecimento do urânio?

Industrialmente são utilizados dois processos para o enriquecimento do urânio: a difusão gasosa e a ultra centrifugação. Primeiramente, o dióxido de urânio é convertido no gás hexafluoreto de urânio (UF6). Na difusão gasosa, o gás é passado através de placas porosas.

É radioativo usado em usinas nucleares?

Em termos de comparação, o Urânio-235 – principal material radioativo utilizado na fissão nuclear das usinas termonucleares – libera 80 mil vezes mais energia do que a queima do carvão mineral, que é o principal material utilizado nas usinas termoelétricas convencionais.

Quanto tempo dura uma pastilha de urânio?

60 horas

Quanto custa uma pastilha de urânio?

Antes de ser processado, o quilo custa entre 17 e 53 dólares. Triturado e concentrado, passa a se chamar urânio enriquecido e custa 900 dólares o quilo. Transformado em pó e comprimido em pastilhas, que servem como combustível em usinas nucleares, o preço vai para 3 600 dólares por quilo.

Quanto tempo dura o combustível nuclear?

Ao contrário do combustível tradicional (por exemplo, combustíveis fósseis), o consumo de combustível em um reator nuclear é muito lento. Depois de carregado no reator, geralmente dura anos.

Como funciona o urânio?

Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve (urânio-235). ... O urânio-235 é o isótopo físsil, que produz energia ao sofrer fissão (rompimento) nos núcleos dos reatores nucleares.

Quais são os perigos do urânio?

As pesquisas já realizadas em torno desta questão em diversas partes do mundo demonstraram que o urânio natural não contribui para o aumento do número de casos de câncer ou de qualquer outra doença decorrente da radiação do urânio.

Para que o urânio é usado?

O uso mais difundido é a produção de bombas atômicas, mas urânio enriquecido também serve a fins mais pacíficos. O metal é um importante gerador de energia elétrica e é usado como combustível em reatores que ajudam desde propósitos médicos (no tratamento de alguns tipos de cânceres) até o mercado agrícola.