Como funciona o processo de têmpera?

Como funciona o processo de têmpera?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

Quais os efeitos da têmpera?

Efeitos da Têmpera 1 - Aumento considerável da dureza do aço. 2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço). Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.

O que é uma têmpera?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

O que é temperatura crítica do aço?

O aço e demais materiais estruturais têm sua capacidade resistente reduzida com o aumento de temperatura em situação de incêndio. No caso dos perfis de aço sob campo uniforme de temperaturas, define-se temperatura crítica aquela que os conduz ao colapso.

O que é tratamento térmico do aço?

TRATAMENTO TÉRMICO pode ser definido como o aquecimento ou resfriamento controlado dos metais feito com a finalidade de alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar a forma do produto final.

O que acontece com o aço 0 4 de carbono ao ser aquecido?

O que acontece com o aço ao ser aquecido? No caso de um aço que tenha, por exemplo, 0,4% de carbono, ocorre o seguinte: numa temperatura de 300ºC, a estrutura do aço é igual à sua estrutura na temperatura ambiente: ferrita (cor branca) e perlita (cor preta);

Qual o aço de mola de caminhão?

Aço Carbono

O que é um aço mola?

São chamados de AÇO MOLA, aqueles materiais que apresentam características de retornarem a forma original após sofrerem algum tipo de deformação. Exemplo: Se o material for dobrado em 90º e apresentar esta característica ele não permanecerá nesta posição e sim voltará a forma original (normalmente plano).

Qual o melhor material para ser utilizado na mola aqui no Brasil?

A matéria-prima é uma das maiores responsáveis pela qualidade do produto final, entre os materiais mais utilizados pela indústria de molas podem-se destacar SAE 1080 – DIN 17223 C, SAE 1070 – DIN 17223 B, SAE 5160 / 6150 / 9254, AISI – 302 / 304 / 316 / 316 L / 410 / 420, INCONEL, MONEL, HASTELOY, BRONZE.