Quais os fatores envolvidos na separação de uma mistura de compostos por cromatografia?

Quais os fatores envolvidos na separação de uma mistura de compostos por cromatografia?

No processo de separação, entram em jogo dois factores: a afinidade da substância para com o solvente utilizado e a afinidade da substância em relação ao adsorvente. Os solventes empregados não devem reagir entre si ou com as substâncias a serem separadas.

Qual é a importância da cromatografia?

A cromatografia gasosa é uma análise muito importante nesse processo, pois é responsável por determinar a concentração de gases dissolvidos no óleo mineral isolante, testar a pureza de substâncias e fazer a separação de componentes de uma mistura.

Para que serve a cromatografia em camada delgada?

Cromatografia em camada delgada (CCD) (inglês:Thin layer chromatography, TLC) é uma técnica de cromatografia usada para separar compostos químicos presentes em uma amostra. ... Depois que a amostra é aplicada sobre a placa, um solvente ou mistura de solventes (chamada de fase móvel) permeia a placa através de ação capilar.

Como funciona o cromatógrafo?

1. Cromatografia gasosa. A cromatografia gasosa é um processo de separação dos componentes da mistura através de uma fase gasosa móvel sobre um solvente. Esse método ocorre em um tubo estreito, por onde os componentes da mistura irão passar por uma corrente de gás, que representa a fase móvel, em fluxo do tipo coluna.