Como classificar os tipos de curativos?

Como classificar os tipos de curativos?

Abertos: são os que mantêm a ferida exposta. Oclusivos secos: são os fechados com gaze ou compressa, com a intenção de proteger a ferida. Oclusivos úmidos: a ferida é fechada com gaze ou compressa umedecida com soro fisiológico, cremes, pomadas ou soluções prescritas.

Quais as etapas do curativo?

Independentemente da etiologia da ferida, a cicatrização segue um curso previsível e contínuo, sendo dividida didaticamente em três fases (fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação). O cuidado com feridas traumáticas é determinado pela forma como são tratadas.

Como lavar ferida aberta?

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

O que passar em feridas de idosos?

O primeiro passo deve ser a avaliação cuidadosa da ferida por médico ou enfermeira: onde está localizada....Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se:

  1. Lavar a escara com soro fisiológico 0,9% morno.
  2. Aplicar o produto prescrito pelo médico.
  3. Colocar curativo que permita troca gasosa.

O que fazer quando o curativo gruda no machucado?

Boa tarde, o curativo com tela de petrolato é um dos melhores para evitar a aderência da ferida ao curativo. Um angiologista ou cirurgião vascular são muito importantes para orientação do curativo. Após limpar bem a ferida pode-se fazer o curativo com vaselina líquida ou sólida.