Qual Orientação OCPC 02 traz a respeito de quando um grupo econômico é composto por entidades individuais com diferentes moedas funcionais?

Qual Orientação OCPC 02 traz a respeito de quando um grupo econômico é composto por entidades individuais com diferentes moedas funcionais?

Por exemplo, quando um grupo econômico é composto por entidades individuais com diferentes moedas funcionais, os resultados e a posição financeira de cada entidade devem ser expressos na mesma moeda comum a todas elas, para que as Page 13 CPC_02(R2)_rev_13 13 demonstrações contábeis consolidadas possam ser apresentadas ...

Qual o objetivo do CPC 02?

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...

Qual moeda é a moeda de apresentação da Open Safari?

Zólar Africano

Quais os objetivos da Conversão de Demonstrações Contábeis para moeda estrangeira?

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos nas Mudanças das Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...

O que é conversão das demonstrações contábeis?

Trocando em miudos: Conversão das Demonstrações Contábeis, nada mais é do que apresentar em moeda funcional (moeda do meu país), as operações no exterior, ou operações em moeda estrangeira, exemplo: Quando a empresa faz uma exportação em dólares, ela não pode informar no balanço essa operação em dólares, mas deverá ...

Como contabilizar a compra de moeda estrangeira?

Contabilizar operações em Dólar e Variação Cambial decorrente de Contrato de Crédito em moeda estrangeira parece simples, no momento do recebimento do crédito, basta converter o montante negociado pela taxa de câmbio do dia do fechamento da operação para obter os valores em reais.

O que é variação cambial passiva e ativa?

a) Variação Monetária Ativa - Refere-se à natureza de conta de resultado como Receita. b) Variação Monetária Passiva - Refere-se à natureza de conta de resultado como Despesa.

O que é a variação cambial?

Mas qual o conceito de variação cambial? É a diferença que ocorre no valor do produto, comparando a data de compra e o dia de pagamento. Essa variação acontece graças ao fluxo cambial, ou seja, a desvalorização ou a valorização de determinada moeda em relação a outra.

O que é variação monetária passiva?

Consideram-se variações monetárias, ativas ou passivas as diferenças decorrentes de alteração na taxa de câmbio, ocorridas entre a data do fechamento do contrato de câmbio e a data do embarque dos produtos manufaturados nacionais para o exterior, esta entendida como a data averbada no Sistema Integrado de Comércio ...

O que é variação cambial e como pode ser tributada?

No regime de competência, a variação cambial é reconhecida a cada período, independentemente da liquidação da operação. Assim, se ocorrer no período uma variação cambial passiva (despesa), já nesse período ela irá reduzir o lucro da empresa e, talvez, o montante do imposto de renda devido.

Quando usar não se aplica na DCTF?

O Ato Declaratório Executivo Codac n° 020/2018, que aprovou a versão 3.

O que significa não se aplica na DCTF?

1 - PJ em Geral tributada com base no Lucro Presumido ou Lucro Real SEM Variações Cambiais "Não se Aplica" em Janeiro e também para o restante do ano (automático). ... 3 - PJ Imune ou Isenta do IRPJ (associações) COM OU SEM Variações Cambiais "Não se aplica" em Janeiro e também para o restante do ano (automático).

Como lançar o pagamento de quotas na DCTF?

O valor total do IRPJ e da CSLL a pagar e as respectivas quotas serão informados na DCTF conforme subitens a seguir. Após selecionar a aba correspondente ao IRPJ, deverá ser informado o código e denominação da receita e o respectivo período de apuração.

O que deve ser preenchido na DCTF?

Os tributos e contribuições que devem ser declarados na DCTF são:

  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários;

Quais códigos entram na DCTF?

Dessa forma, os valores que seriam declarados nesses códigos devem ser adicionados àqueles declarados nos códigos 2985-01, 2985-04, 2985-06 e 2991-01, conforme o caso.

Como declarar DCTF 2020?

A DCTF deve ser declarada usando o programa gerador de declaração da DCTF, disponível na página da Receita Federal. Depois de baixar o programa e instalá-lo na sua máquina, você terá duas opções de preenchimento, ou manual, ou importando um arquivo gerado por algum software fiscal.

Como declarar débito pago a maior na DCTF?

Pagamento Indevido ou a Maior e Compensação na DCTF Deve ser colocado no campo "Valor Pago do Débito" da ficha "Pagamento", o valor do débito que se quer liquidar. Quando não há intervenção do usuário, este campo é preenchido automaticamente com o valor informado no campo "Valor do Principal" do Darf.

Como informar compensação na DCTF?

A declaração de compensação deve ser feita por meio do PER/DCOMP Web, disponível no portal e-Cac, sendo necessário que a pessoa jurídica tenha certificado digital. No PER/DCOMP Web o contribuinte deverá informar a categoria da DCTF e o período de apuração dos débitos que deseja compensar.

Como compensar DARF pago a maior?

- Pagar em duplicidade ou pagamento de valor a maior. Errar no preenchimento de campos, exceto o valor, poderá ser corrigido através do procedimento chamado de Redarf (instruções no site da Receita Federal). A retificação aplica-se na hipótese de erro cometido pelo contribuinte no preenchimento de Darf já recolhido.

Como compensar PIS e Cofins pago a maior?

Se o pagamento indevido ou a maior for de PIS e COFINS, haverá necessidade de também retificar DACON/EFD-Contribuições. Se for de IRPJ ou CSLL, será necessário retificar DIPJ/ECF dos períodos em questão.

Como compensar valor pago a maior no Simples Nacional?

O aplicativo, disponível no portal do Simples Nacional, menu Simples Serviços > Restituição e Compensação > Compensação a Pedido, pode ser acessado por meio de código de acesso ou certificado digital.

Como compensar IRPJ pago a maior por estimativa?

Sendo assim, a partir de 1º de janeiro de 2009, o pagamento a maior de estimativa caracteriza indébito na data de seu recolhimento e com o acréscimo de juros à taxa SELIC, acumulados a partir do mês subsequente ao do recolhimento indevido, pode ser compensado, mediante apresentação de Declaração de Compensação (DCOMP), ...

É vedada a compensação de débitos de estimativa do IRPJ ou da CSLL?

Os contribuintes não poderão mais compensar créditos tributários federais com débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa de IRPJ e CSLL, de acordo com a Lei nº publicada em 30 de maio (inclusão do inciso IX no §3º, artigo 74, da Lei nº 9.

O que é pagamento indevido ou a maior?

Quando uma empresa, por engano, efetua recolhimento de valores a mais, temos o que é chamado de pagamento indevido ou a maior. É considerado indevido quando todo valor pago foi a maior.

O que posso compensar com saldo negativo de IRPJ?

6º da Lei nº 9.

Como declarar conta corrente com saldo negativo no Imposto de Renda?

O contribuinte com dívidas em banco, seja de um empréstimo pessoal ou saldo negativo na conta corrente, deve informar os valores na aba "Dívidas e Ônus Reais", no código "11 - Estabelecimento bancário comercial". É preciso discriminar cada dívida separadamente.