O que é um cloasma gravídico?

O que é um cloasma gravídico?

O cloasma, também conhecido como cloasma gravídico ou simplesmente melasma, corresponde a manchas escuras que surgem na pele durante a gravidez, principalmente na testa, no lábio superior e no nariz.

O que é melasma ou cloasma?

Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face).

O que causa cloasma?

Os raios solares estão entre as principais causas do melasma, porém, esse não é o único fator que leva ao surgimento das manchas escuras no corpo. Entre outros, podemos destacar também as alterações hormonais comuns durante a gravidez e a ingestão de pílulas anticoncepcionais.

O que é uma hipercromia?

> Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.

Quais os tipos de hipercromia?

TIPOS DE HIPERCROMIAS

  • Mancha senil ou melanose:
  • Efélides:
  • Hipercromia pós inflamatória:
  • Melasma e cloasma:
  • Câncer de pele:
  • Luz Intensa Pulsada.
  • Microagulhamento.
  • Cosmetologia.

Qual a diferença entre Acromia e Hipocromia?

Acromia: ausência total de pigmentação em determinado local da pele do indivíduo ou em áreas generalizadas. Hipocromia: menor pigmentação de determinado local em relação à cor natural da pele do indivíduo; Hipercromia: maior pigmentação ou pigmentação distinta da cor natural da pele do indivíduo.

O que é melanina e onde é produzida?

A melanina é um tipo de proteína produzido nos melanócitos a partir de um aminoácido essencial chamado tirosina. É essa proteína a principal responsável por colorir a pele e pelos dos seres humanos, além de proteger o DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.

Como a melanina é formada?

A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.

O que causa a pigmentação da pele?

A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.

Quem tem mais melanina?

Filtro solar “A pele negra tem maior quantidade de melanina o que confere uma fotoproteção natural de 13.

O que aumenta a melanina da pele?

– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

O que causa a perda da melanina?

A perda do pigmento pode ser parcial ou completa e provisória ou permanente. Hypopigmentation é causado por uma quantidade muito baixa de melanina que está sendo produzida pelas pilhas e faz o isqueiro da pele do que o normal.

Que não tem melanina na pele?

O Albinismo é uma condição de natureza genética que se caracteriza pela ausência completa ou parcial de uma enzima que participa na produção da melanina, e que afeta os olhos, pele, cabelos e pelos. Considerada uma doença rara, esta patologia atinge um em cada 20 mil europeus.