O que é um ser endotérmico?

O que é um ser endotérmico?

Animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. A temperatura do corpo dos animais é determinada por uma função que relaciona o calor produzido, o calor conservado e o calor perdido. ...

Quais são os animais Endotermicos?

Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.

O que é um processo Endotermico e Exotermico?

Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

O que é uma reação Exotérmica Cite exemplos?

Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para o meio exterior, aquecendo o ambiente consequentemente. ... Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como álcool ou a gasolina, que liberam muita energia térmica não contida inicialmente em seu meio.

São exemplos de reações Endotérmicas e Exotérmicas respectivamente?

São exemplos de transformações endotérmicas e exotérmicas, respectivamente a) o processo de carregar uma bateria e a queima de uma vela.

Porque a fusão e Endotermica?

A) A fusão é um processo endotérmico, pois é uma mudança de estado do solido (estado menos energético), para o estado liquido ou gasoso (estados mais energéticos).

Quais são as transformações Exotérmicas?

Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. ... Tais processos – evaporação e fusão da água – absorvem calor do ambiente e isso pode ser percebido pelo nosso corpo.

Como calcular a energia liberada na combustão?

  1. CH4(g) + ½ O2 → 1 CO2(g) + 2 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -890,4 kJ/mol.
  2. 1 C2H6O(ℓ)+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -1366,1 kJ/mol.
  3. 2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -2878,6 kJ/mol.

O que é variação de entalpia é como se calcula?

Dessa forma, a expressão para calcular a variação da entalpia é dada pela subtração entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes de uma reação química. Por se tratar de uma subtração entre as entalpias dos produtos e dos reagentes, o resultado da variação da entalpia pode ser positivo ou negativo.

Quais são os tipos de reações termoquímicas?

As reações (A) e (B) são exotérmicas, pois o sinal negativo na variação de entalpia indica a liberação de calor. As reações (C) e (D) são endotérmicas, pois o sinal positivo na variação de entalpia indica a absorção de calor. A reação (D) não libera energia, pois é endotérmica.

Quais são os processos da termoquímica?

Termoquímica é o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.

Quais os tipos de reações de combustões Justifique sua resposta com exemplos?

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros. ... Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.